quinta-feira, janeiro 22, 2009

Talibans destroem escolas no Afeganistão


Parece que já são mais de 170 escolas que são propositadamente dinamitadas no Afeganistão pelos extremistas muçulmanos, na ânsia odiosa de garantirem que nenhuma mulher entrará num desses locais...

O Corão inspirou - e só falo aqui de Portugal, seguindo a lição do nosso Amigo, colaborador e grande arabista que é o Dr. Adalberto Alves (Prémio Unesco) - poetas, matemáticos, prosadores, geógrafos e engenheiros. Como seria possível tal coisa se os extremistas do seu tempo tivessem incendiado as escolas??!!

"Lenda e Memória que bebe, pela taça da imaginação, o escorrente material do tempo. Lisboa a das sete colinas é também a das mil estórias e mitos. Misteriosa quando lhe percorremos as ruas, mal sonhamos a rede tecida pelas civilizações desaparecidas que nossos pés calcam com o pó"

Assim começa Adalberto Alves o livro que escreveu para nós "A nossa Lisboa Árabe" obra crepuscular e poética onde ficamos a saber que devemos talvez mais em termos genéticos (e falo tanto da biologia como da história) aos muçulmanos e judeus que por aqui passaram do que propriamente aos celtas que apregoamos como Pais ancestrais...

Nasceram, viveram e estudaram nas madrastas de Portugal os eruditos: Al-Mutâmide (o rei-poeta de Sevilha, nascido em Beja); Os filósofos Ibn Mossam e Ibn Sara (de Santarém); Ibn Ammar ou Ibn Assid (Algarvios, escritores); o grande místico de Mértola Al-Mertuli; Ibn Muqâna, o grande poeta de Alcabideche... E por aí fora.

Sabemos que nem sempre de humanismo, sabedoria e miscigenação viveu o Islão primitivo.

Esse Islão inicial (642 AD) tinha a má fama queimar Livros. Vem à memória o auto-de-fé livresco executado em Alexandria pelo Califa Omar - e de cuja veracidade muitos historiadores duvidam - com a conhecida justificação: "Se os escritos dos gregos concordam com as Sagradas escrituras não são necessários. Se não concordam são nocivos e devem ser destruídos"

Essa horrivel tradição não a engeitamos.

Mas quem se lembra daquilo que fez a Igreja Católica primitiva para "calar as bocas" de algumas heresias? Santo Ireneu, o "reescritor\censor" das Sagradas Escrituras, já em 180 AD tinha proclamado uma epístola "contra as heresias" a qual levou a terríveis "progroms" contra os gnósticos...

E por aí fora, mesmo até aos finais do Sec XI onde no Limousin e Languedoc foi desfeita em sangue e lágrimas e com a morte pelo fogo de milhares de crentes, a doutrina dos Cátaros?

Todas as Religiões têm e tiveram os seus "deuses e demónios".

O importante é que, com o passar dos tempos, melhore sempre a clarividência que nos vem do estudo honesto, do conhecimento cientìfico e técnico, e que tal qualidade nos permita exercer cada vez mais e melhor as grande virtudes do humanismo e da tolerância.

200 anos antes de Jesus Cristo o dramaturgo Terêncio (Publius Terentius) já escrevia em Roma: "Homo sum, humani nil a me alienum puto" - Sou Homem e nada do que é humano me pode parecer estranho.

Agora...Dinamitar escolas para impedir as meninas de lá entrar?? Que mundo quer esta gente construir?

Nota:
Como exemplo da grande arte de caligrafia àrabe do período clássico escolhi para ilustrar este Post as palavras "Ansiedade e Medo", segundo a obra de Lassaad Metoui "The signs of the sand"

Nenhum comentário: