quinta-feira, janeiro 05, 2006

Soares e Churchil - a 6ª crónica de JPP sobre as Presidenciais

Gosto de ler, como sabem, o Dr. Pacheco Pereira embora não compartilhe as suas opiniões políticas.

Tem uma cultura geral e uma erudição notáveis, sabe escrever e prender o leitor e (last but not the least) é meu Colega no ISCTE.

No Público de hoje apresenta a sua Sexta Crónica sobre as nossas Presidenciais, onde compara Mário Soares a Churchil do ponto de vista do fim da vida política de ambos: a "Eleição Fatal" que Churchil perdeu depois da guerra a favor dos Trabalhistas e a "Eleição Fatal" em 2006 que Mário Soares perderá para Cavaco Silva. Em ambos os casos terminaria a carreira política dos dois estadistas, com uma nota de saída pela "porta baixa" que não mereceriam face aos serviços prestados à(s) Pátria (s).

Esta comparação entre Soares e Churchil é engraçada porque - sendo muito distintos do ponto de vista da filosofia política que defendiam - pelo menos assim me parece, embora nestes tempos de miscigenação ideológica já seja difícil saber quem defende o quê e onde... têm uma presença física com semelhanças evidentes e uma forma sibarita comparável de encarar a vida e os seus Prazeres: os Charutos de Churchil, a sua ligação de uma vida inteira à grande Casa de Champagne Pol Roget, são equiparáveis ao gosto público de Soares pelos bons vinhos e pela Comida Tradicional portuguesa.

A Pol Roget até mandou inscrever uma faixa negra nas suas garrafas depois da morte de Churchil e nomeou o seu topo de gama como "Cuvée Sir Winston Churchil".

A morada da proprietária (há aqui "inuendos" que não sei destrinçar por falta de fontes credíveis) da Pol Roget em Paris era considerada por Winston Churchil "the most drinkable address in the world". A Senhora em causa retribuiu a cortesia nunca deixando que faltasse Champagne a Sir Winston durante a guerra, mesmo durante os piores meses do Blitz sobre a Inglaterra. Contam-se histórias interessantíssimas sobre a forma como as garrafinhas eram enviadas para Londres, metendo a Resistência ao barulho e passagens diplomáticas por Lisboa...

Como sabem só vou alvitrar prognósticos sobre os resultados da 1ª Volta na semana de 16 de Janeiro, mas sempre vos digo que - a existir 2ª Volta - a anunciada Vitória do Prof. Cavaco Silva não será um passeio triunfal tão grande como hoje parece.

Nesse aspecto estou de acordo com JPP...

Nenhum comentário: