sábado, janeiro 07, 2006

O Processo

Que fazer perante protestos dos clientes relativamente aos preços de venda?

Admitindo:
1. que a concorrência faz melhor e mais barato;
2. que as margens de lucro não são exageradas

Há que alterar o processo!

Muitas empresas têm processos antiquados, pesados, caros.
Muitas empresas não estão organizadas e viradas para os clientes.
Muitas empresas alimentam sinais de enorme conservadorismo dos “actores internos” que se aproveitam de todos os obstáculos (nomeadamente os sindicais) para se manterem num imobilismo fatal.

Devemos actuar, entre outros, ao nível:
. dos custos fixos,
. dos custos indirectos,
. da melhoria dos processos,
. dos sistemas de informação,
. do recurso ao “outsourcing”

na procura permanente de novas soluções.

Devemos fazer como nas empresas modelo onde a primeira pergunta é: Quanto é que o cliente está disposto a pagar?

Esse é o nosso ponto de partida.

Depois é actuar ao nível do PROCESSO.

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