terça-feira, janeiro 17, 2006

A Lampreia com Arroz à Moda de Dois Amigos 1

Finalmente tomei coragem para dar a "nossa" (do Álvaro e minha) receita de Arroz de Lampreia.

Mas antes algumas informações de enquadramento:

a) Este honrado ciclóstomo tem importância gastronómica desde tempos imemoriais, tendo entrado na história dos hábitos alimentares (tanto quanto pude apurar) pela mão dos Romanos. Estes Faziam-na em empadas - lembro que em Viana do Castelo cheguei a provar as empadas de lampreia do Natário - e assadas no forno, mas também as fumavam.

A loucura pela Lampreia, no tempo de Lúculus, era tal que as grandes casas romanas mantinham viveiros deste ciclóstomo, contando-se até histórias de horror quanto à respectiva alimentação com escravos velhos e doentes. Que eu contesto veementemente, pois quem as iria comer a seguir era o proprietário do viveiro e não estou a ver um gourmet do tempo a alimentar dessa forma o "gado" que serviria à sua mesa!

b) Assada e Fumada são preparações ainda hoje típicas do Alto Minho. O famoso restaurante Camelo tinha uma receita de lampreia assada com molho de chocolate, que fazia por emcomenda e que era um pitéu esplêndido... A Lampreia à Bordalesa, por seu lado, teve origem num comerciante de vitualhas em Bordéus no Sec. XIX ou XVIII, e era (ainda é) estufada com vinho maduro e depois colocada por cima de fatias de pão frito, servindo-se à parte Arroz de Manteiga.

c) Em Portugal, e para além das Empadas, da Assada no Forno e da Fumada, fazem-se Lampreias Estufadas em vinho em várias regiões do País. No Douro e Minho, a preparação costuma levar o Verde Tinto e poupar assim no golpe do vinagre que se dá no molho. Na Região Centro e até no Ribatejo e Alto Alentejo (Belver e Gavião) utiliza-se o vinho local mas mais evoluído e doce, contrabalançando com mais cebola e Vinagre.

d) É esta uma comida proíbida na dieta judaica, por causa do sangue, obviamente, mas também pelas aparência semelhante entre a Lampreia e a Serpente inimiga bíblica.

e) Tenho notícia de que, em Portugal, e por antiga tradição , nalgumas regiões as mulheres não a comiam, embora a confeccionassem. E ainda outro Tabu em vigor um pouco por todo o lado: deve ser obrigatoriamente acompanhada com vinho. Quem comesse lampreia com àgua correria o risco de "ficar triste para sempre".

Nenhum comentário: