segunda-feira, setembro 26, 2005

O CORREIO-MOR FEITO PELOS SEUS LEITORES

Do nosso colega e amigo Carlos Capela recebemos o texto que anexamos:

A moral da história

Durante um jantar-debate promovido na semana passada pela APDC, um ilustre «player» do sector das Comunicações, introduzindo uma nota de humor na sua intervenção, inspirada talvez em recentes faits divers do mundo do futebol, perguntou ao orador convidado, o Presidente do Conselho de Administração dos CTT, se já teria pensado em recorrer a papagaios, aves de reputada inteligência e notável capacidade de aprendizagem, para o transporte de mensagens.
Esta alusão fez-me recordar o relato de um caso passado há alguns anos, salvo erro na Austrália. De acordo com este relato, um empresário local, fazendo prova da sua capacidade de inovação, teria conseguido pôr em funcionamento uma pequena cadeia de produção, apenas com a ajuda de pombos sujeitos a um processo prévio de aprendizagem por condicionamento.
Ora o sucesso gera quase sempre invejas, e rapidamente alguém se encarregou de denunciar a intolerável exploração das pobres aves. A Sociedade Protectora dos Animais local meteu-se no caso e o empresário viu-se obrigado a despedir os pombos e a contratar pessoas para assegurar a continuidade do funcionamento da cadeia de produção.
Esta história passou-se com pombos, mas, por maioria de razão, poderia passar-se com papagaios, aves supostamente dotadas de uma inteligência superior.
O que é importante é a moral da história. Fica o alerta.

Carlos Capela

Nenhum comentário: