quarta-feira, setembro 14, 2005

CTT Preparam Lançamento da Caixa Electrónica Postal Universal

O Fim das Cartas?

Ainda não! Mas o lançamento a breve trecho da Caixa Electrónica Postal Universal prenuncia de facto uma nova era no relacionamento entre a Administração Pública, as grandes Utilities e Bancos, por um lado, e os Clientes Individuais\Cidadãos ou Empresas, por outro.

O Conceito é simples: criar um endereço electrónico de alta segurança para todos os Portugueses (Indivíduos ou Empresas) de forma a que aqueles que o desejarem, e o manifestem expressamente, possam começar a fazer interface com as Entidades Públicas e Privadas que lhes enviam correspondência de forma recorrente: Bancos, Companhias de Seguros, Tribunais, DGCI, EDP, PT, etc, etc..

Quando falamos de interface estamos a referirmo-nos não apenas à recepção\expedição de mensagens, mas também a pagamentos automáticos, movimentando qualquer conta bancária do Cliente\Cidadão Individual ou Empresa.

Quem paga o serviço: A entidade emissora da mensagem. O receptor (Cliente Individual ou Empresa) tem este serviço gratuitamente!

Não se trata de um simples E-Mail! As características deste novo "produto" são bem mais ambiciosas, com garantias formais e legais de entrega das mensagens nos dois sentidos, com validade em Tribunal, e segurança absoluta nas transacções.

Com o Patrocínio expresso do Governo da República, que muito aposta na dinamização desta forma de contacto electrónica, a CEPU tem obviamente "pernas para andar"...

Temos de celebrar o facto de terem sido os CTT - na sua vertente de Correio Híbrido - a envolverem-se oficialmente nesta matéria, retirando assim "o tapete" a outras entidades que o poderiam e desejariam ter feito (SIBS...).

Tal comos vimos dizendo há muito tempo, está cada vez mais próximo o dia em que Correio Físico serão os objectos médios e grossos e parte do Mercado Publicitário de mailings finos, pois as Mensagens a que chamávamos Correio Normal (cartas) terão decididamente um "passaporte virtual" dentro de alguns anos.

Ainda bem que os CTT não só não perderam este comboio como até vão na carruagem da frente, a conduzi-lo!

Nenhum comentário: