sexta-feira, setembro 16, 2005

Jornada Europeia, Ranking da UEFA... e o Resto?

A jornada Europeia de Futebol que ontem terminou encheu de alegria os corações dos bons portugueses: nenhum dos "nossos Clubes" perdeu ontem, abrem-se excelentes espectativas para a segunda volta!

Mais ainda, informam-nos os Meios de Comunicação Social que logo após a vitória do Benfica , Portugal subiu ao 5º lugar no Ranking da UEFA . Hoje de manhã a TSF realçava: " Portugal reforçou o seu 5º lugar na Europa com as duas vitórias (Sporting e V. Guimarães) e os dois Empates de ontem à noite"!

Nada tenho contra o Futebol como espectáculo, muito pelo contrário. O meu Pai foi guarda-redes do Estoril-Praia (único clube de que sou sócio) por isso o Futebol fazia recorrentemente parte das conversas da família e eu próprio, já na idade adulta, nunca escondi a simpatia pelo Benfica...

Todavia não posso deixar de equacionar como seria Bom para todos os Portugueses que este 5º lugar na Europa nos fosse atribuído no Ranking do Desenvolvimento Humano, ou no índice do PIB per capita, ou em outro qualquer Indicador de Desenvolvimento Económico e Social.

Ao assistir com o meu filho (Sportinguista ferrenho, vejam lá até onde chegou a democracia lá em casa...) ao Jogo de ontem entre o Almstat e o Sporting , fomos ambos informados pela rádio que assistiriam ao encontro 3000 suecos.

No dia anterior, no Estádio da Luz, estiveram entre 25 000 e 30 000 adeptos. Os órgãos de Comunicação Social portugueses não deixaram de criticar ao vivo tão "pequena" assistência que deixou a meio a capacidade do Estádio...

Alguma coisa não me parece bem nesta (falta de) perspectiva...

"Panem et Circenses" nas suas infinitas variações ao longo dos séculos, desde a época de Julio César, sempre foi uma táctica utilizada pelo Poder para "animar a malta" enquanto os Iluminados, os Inteligentes, os Plutocratas e outros Demagogos governavam sossegados e sem a interferência "melga" do Povão.

Tive - durante alguns anos - a esperança de que, em Portugal, a consciência popular se teria finalmente elevado acima da Trindade do Pobre : "Fado, Futebol e Touros".

Afinal parece que houve apenas uma "Revisão da Matéria" que remeteu para a gaveta do saudosismo o "Fado" e os "Touros", manteve em alta o "Futebol" e juntou-o no Pódium dos novos Deuses Populares com o "Social Pimba" das "Quintas", "Revistas de Cusca" e outras obscenidades do mesmo género.

É claro que continuamos a manter as nossas élites culturais que animam Clubes Políticos e Republicanos, compram o Jornal de Letras e frequentam a FNAC... Mas também já existiam no tempo de Eça de Queiroz e , se calhar, à proporção da População Portuguesa actual, serão até bem menos agora do que no Séc. XIX...

Vamos a ver se o Fim de Semana me anima...

Nenhum comentário: