Mas o que está em causa hoje - Dia Mundial da Água - é mesmo a água necessária à vida. Vamos ler o que pensa a ONU deste recurso fundamental:
Temos que garantir soluções de abastecimento sustentáveis e atingir os objetivos de desenvolvimento adoptados pelas Nações Unidas: assegurar a disponibilidade de água e o saneamento para todos, alcançar a segurança alimentar, promover o crescimento económico sustentado, assegurar uma produção de energia a custos acessíveis, construir infraestruturas seguras, tornar as cidades seguras e resilientes, promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, das florestas e dos recursos marinhos e combater a mudança do clima e os seus impactos.
Convém dizer que, de uma forma geral, a qualidade da água das nossas torneiras é muito boa.
Cumprimos actualmente 98% das normas qualitativas internacionais de referência em todo o território nacional, ficando apenas a 1% do nível considerado de "excelência" das melhores rede de abastecimento do mundo. Em termos gerais do país todo! Porque nas maiores cidades já temos o ambicionado número mágico de 99% de critérios de qualidade excelente há algum tempo. Melhor do que em Paris, por ex...
E já agora refiro que em 1993 este indicador de nível civilizacional estava em Portugal apenas nos 50% em média nacional!!
Que grande trabalho fizeram entretanto as entidades envolvidas, com relevo para o Engº Jaime Melo Baptista, Presidente da Entidade Reguladora (ERSAR).
Este investigador português foi distinguido em 2012 com o "Award for Outstanding Contribution to Water Management and Science pela Associação Internacional da Água". Merecidíssimo!
Louvar e respeitar a água é também admitir que o seu consumo terá cada vez mais de ser comedido, já que a escassez deste bem está bem documentada em todos os jornais científicos de referência.
A própria ONU admite que daqui a 20 anos faltará agua para 60% da população mundial:
Dentro de 20 anos, uma proporção de dois terços da população do mundo deve enfrentar escassez de água, de acordo com a FAO, agência das Nações Unidas para agricultura e alimentação, sediada em Roma.
Segundo a FAO, o consumo de água dobrou em relação ao crescimento populacional no último século.
Isto é que devia meter medo a todos nós...
Nota: E, já agora, sem água não havia vinho... sabiam que a água representa entre 70% a 90% da composição química dos vinhos, dependendo se são licorosos ou de mesa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário