terça-feira, março 22, 2016

A importância da Água

Já prevejo amigos a rirem e a pensarem que a maior importância da água é não ser necessária para fazer o vinho.

Mas o que está em causa hoje - Dia Mundial da Água - é mesmo a água necessária à vida. Vamos ler o que pensa a ONU deste recurso fundamental:

Temos que garantir soluções  de abastecimento  sustentáveis e atingir os objetivos de desenvolvimento adoptados pelas Nações Unidas:  assegurar a disponibilidade de água e o saneamento para todos, alcançar a segurança alimentar,  promover o crescimento económico sustentado, assegurar uma produção de energia a custos acessíveis,  construir infraestruturas seguras, tornar as cidades seguras e resilientes,  promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, das florestas e dos recursos marinhos e  combater a mudança do clima e os seus impactos. 

Convém dizer que, de uma forma geral,  a qualidade da água das nossas torneiras é muito boa. 

Cumprimos actualmente 98% das normas qualitativas internacionais de referência em todo o território nacional, ficando apenas a 1% do nível considerado de "excelência" das melhores rede de abastecimento do mundo. Em termos gerais do país todo! Porque nas maiores cidades já temos o ambicionado número mágico de 99% de critérios de qualidade excelente há algum tempo. Melhor do que em Paris, por ex...

E já agora refiro que em 1993 este indicador de nível civilizacional estava em Portugal apenas nos 50% em média nacional!!

Que grande trabalho fizeram entretanto as entidades envolvidas, com relevo para o Engº Jaime  Melo Baptista, Presidente da Entidade Reguladora (ERSAR). 

Este investigador português  foi distinguido em 2012 com o "Award for Outstanding Contribution to Water Management and Science pela Associação Internacional da Água". Merecidíssimo!


Louvar e respeitar  a água é também admitir que o seu consumo terá cada vez mais de ser comedido, já que a escassez deste bem está bem documentada em todos os jornais científicos de referência.

A própria ONU admite que daqui a 20 anos faltará agua para 60% da população mundial:

Dentro de 20 anos, uma proporção de dois terços da população do mundo deve enfrentar escassez de água, de acordo com a FAO, agência das Nações Unidas para agricultura e alimentação, sediada em Roma.

Segundo a FAO, o consumo de água dobrou em relação ao crescimento populacional no último século. 

Isto é que devia meter medo a todos nós...

Nota: E, já agora, sem água não havia vinho... sabiam que a água representa entre 70% a 90% da composição química dos vinhos, dependendo se são licorosos ou de mesa?

Nenhum comentário: