quarta-feira, outubro 22, 2014

As calorias (assunto obnóxio)

Nota prévia:  "Obnóxio" significa Desprezível, Baixo. Humilde ou Funesto.

Para os amigos ( e amigas...) que passam a vida a medir as calorias , lembrei-me de falar aqui um pouco sobre a importância do vinho e dos destilados alcoólicos nestas andanças do controlo do peso.

Segundo os especialistas,  o álcool fornece 7 kcal/g de energia, superando os carboidratos e proteínas, que geram 4 kcal/g, e perdendo apenas para as 9 kcal/g da gordura.
 
Acresce ainda que os nutricionistas classificam o álcool como uma "caloria vazia, pois não possui nutrientes significativos para o corpo. O corpo humano reconhece o álcool como uma toxina, dá prioridade à sua eliminação e deixa em segundo plano a queima da gordura, dos carboidratos e das proteínas – o combustível do organismo. Por isso, quanto maior o consumo de bebidas alcoólicas, menos gordura é queimada e mais os alimentos são armazenados como gordura."
 
O vinho tinto, branco ou rosé é limitado caloricamente em cerca de 70 calorias por 100 ml (menos para o tinto, um pouco mais para o branco) . 100 ml é um copo a vinho tinto  mal aviado. Uma garrafita tem 6 a7 vezes mais...
 
Um whisky, aguardente velha , bagacinho ou Gin  valem já cerca de 240 calorias por 100 ml. Neste caso admito que 100 ml sejam duas doses no bar ...Ou uma dose em casa...
 
A Vodka é mais mansinha (cerca de 120 calorias pelos tais 100 ml). E a cerveja até 4º não chega às 50 calorias. Moscatel, Porto e outros vinhos de sobremesa afinfam-lhe já com umas respeitáveis 150 a 160 calorias, sempre por 100 ml.
 
Termos de comparação: uma dose "à maneira" (350g)  de leitão da Bairrada com molho e batatas fritas vale no prato cerca de 750 calorias. Tanto como a garrafa de espumante que bebermos a acompanhar ! Com o pãozinho da ordem, um queijinho fresco e um whisky de malte para "rematar" fica a refeiçãozinha (sem sobremesa doce!!)  por  apenas 2000 calorias.
 
Um atleta de endurance  (corrida de fundo) com 75 kg, 1,80m , deve ingerir cerca de 3000 calorias por dia. Um "atleta" de escritório, com 95 kg, 1,88m e que deseja manter o peso?  Talvez deva limitar o consumo a 2300 calorias por dia...
 
Deduzo daqui que quem atascar o "depósito" na Meta dos Leitões ou na Nova Casa dos Leitões (abençoadas sejam e muito anos de vida!) , deve chegar a casa e beber um chazinho antes de deitar. sem açúcar.
 
Esta conversa está a dar-me alguma sede e a fazer levantar ameaçadoramente o meu  indicador da "larica".  Nunca mais é hora de almoço, pôrra! 
 

Nenhum comentário: