quinta-feira, setembro 12, 2013

Plano Provisório de Emissões para 2014

Plano de Emissões Filatélicas de 2014

a) Vultos da História e da Cultura Nacionais (conta apenas como uma Emissão)

Centenários de nascimento:
João Hogan: Mestre de Gravadores e Pintor notável do século XX.
Joaquim Namorado: Poeta e Matemático.
António Dacosta: Poeta, pintor e crítico de arte;
Sebastião e Silva: Matemático
Maria Keil: pintora modernista portuguesa;

Evocações:
Florbela Espanca: 120 anos do nascimento de uma das maiores poetisas portuguesas, autora de uma notável obra poética dedicada aos temas da feminilidade e do erotismo.
D. Frei Bartolomeu dos Mártires: 500 anos do nascimento do grande Arcebispo de Braga, figura central do Concílio de Trento. Beatificado em 2002 por João Paulo II.


b) Datas da História (7 emissões)

- 40 Anos do 25 de Abril (Tem Livro associado).

-150 Anos do Instituto Geofísico de Coimbra - Primeiro observatório magnético português - e ainda o único. Primeiro barómetro absoluto na Península Ibérica; primeira estação sísmica portuguesa, em 1891; laboratório português reconhecido pela Agência Espacial Europeia, para a missão Mars Express, em 2003

- 400 Anos da Publicação da “PEREGRINAÇÃO” de Fernão Mendes Pinto

- 500 Anos da Embaixada ao Papa Leão X de D. Manuel I


ver tudo
- 500 Anos do Nascimento de Andreas Vesalius, o mais importante anatomista da era moderna, considerado o “Pai da Anatomia”. Foi médico de Filipe I de Portugal.
 Os seus textos tiveram uma influência enorme em todas as escolas de medicina ocidentais até ao século XX. Nota: Os Correios Belgas concordaram em fazer uma Emissão Conjunta com Portugal sobre este Tema em 2014.

- 8 Séculos da Língua Portuguesa, evocando o 1º Testamento de D. Afonso II, em 1214. A Língua Portuguesa é falada por mais de duzentos milhões de habitantes, distribuídos por 8 países e Macau, situados em 4 continentes diferentes; é a língua mais falada no hemisfério sul, a 3ª língua europeia mais falada, a 4ª língua mais falada a nível mundial, a 6ª língua mais utilizada em negócios, a 3ª língua mais utilizada no Facebook e a 4ª no Twiter.

- 800 Anos do Notariado em Portugal - O Notariado é uma das mais velhas instituições de Portugal. Há mesmo quem diga que é anterior à fundação da nacionalidade, embora o primeiro documento tabeliónico referenciado sem margem para dúvidas date de 1214: uma carta de venda feita por Mendo Eanes, tabelião de Santarém.

c) Temáticas (5 emissões)

- A Rota das Catedrais 3ª e última série (Tem Livro associado)

- Jardins e Miradouros de Portugal (Tem Livro associado) –

- Tapeçarias de Portalegre 1ª Série (Tem Livro associado) –

- As Coleções do Instituto de Investigação Científica e Tropical (nome provisório) – 1ª Série ( A integrar num Livro posterior sobre “O Café em Portugal”) - O objetivo destas emissões será dar a conhecer o riquíssimo património albergado no IICT, com relevo para as suas coleções científicas e os preciosos documentos iconográficos do Arquivo Histórico Ultramarino.

- Grandes Prémios de Arquitetura Portugueses – Ribeiro Telles, Siza Vieira, Souto de Moura – Numa atividade onde Portugal se tem afirmado repetidamente como berço de excelência, propõe-se evocar os três grandes prémios da Arquitetura lusos: os dois prémios Priztker e o  prémio Jellicoe (Arquitetura paisagística).

d) Projeção Internacional (3 emissões)

- Campeonato do Mundo de Futebol (Brasil) - (Caso Portugal se qualifique).

- Ano Internacional da Cristalografia (ONU) – A Cristalografia é um ramo da ciência em desenvolvimento acelerado, que conta com 20 prémios Nobel atribuídos na área. O 1º foi atribuído a Max Von Laue em 1914, motivo que levou a UNESCO a declarar 2014 o Ano Internacional desta ciência. As aplicações mais importantes estão na Farmacologia, na Medicina e na Biologia (estrutura do ADN), mas também na Engenharia e na Eletrónica (super-condutores).

e)Patrimónios Portugueses Mundiais da UNESCO
 Elvas (Cidade fronteiriça e fortificações, consideradas a maior fortaleza de baluarte do mundo) e Universidade de Coimbra (Alta e Sofia) 

f)Açores (1 emissão)

- Aviões que os Açores Conhecem

g)Madeira (1 emissão)

- 500 Anos da Diocese do Funchal

h)Protocoladas (2 emissões)

- Europa (Tema: Instrumentos Musicais tradicionais/nacionais)

- Correio Escolar (Protocolo com o Plano Nacional de Leitura - Ministério da Educação e Ciência)


i)Etiquetas Automáticas

1ª Emissão: - Ano Europeu do Cérebro (UNESCO)
2ª Emissão: - Ano Europeu da Reconciliação do Trabalho com a Vida Familiar (UNESCO) 


2 comentários:

Anônimo disse...

Pode saber-se quais as catedrais filatelizadas?
Obrigado

Anônimo disse...

ja agora gostava de saber se sera emitida a tao esperada serie de selos em seda?

Obrigado