quarta-feira, maio 22, 2013

Arroz de Pato (sem porco)

Fugindo a sete pés de porcinas abjurações aqui deixo o arroz de pato que a minha santa lá de cima costumava fazer, obviamente melhorado pelo meu espírito inventivo.

Arranje-se um pato inteiro com miúdos, criado em casa com carinho (milho, alfaces e coisas dessas).

Cozemos o dito por uma hora e meia (talvez um pouco mais se for mesmo  pato de quinta) juntando um golito de azeite e uns grãos de pimenta preta à boa mão cheia de sal que deitamos na água.

Depois de cozido reserva-se a água, deixamos esfriar e limpamos o pato todo de peles, ossos e gorduras, deixando apenas as febras.

Para continuar a receita faz agora falta um tacho bem grande e de fundo espesso. De preferência de ferro, alumínio fundido ou barro preto.

No "tachão"  faz-se um bom refogado com azeite do melhor, cebola e alho picadinhos, sal e pimenta. Nesse refogado (que se deve refrescar com um copito de moscatel ou vinho branco) introduzimos primeiro os miúdos em crú e deixamos apurar. Depois as febras do pato e por fim um frasco inteiro de azeitona preta às rodelas.

Finalmente duas chávenas de arroz estufado que se deixa fritar junto com os acompanhamentos, por um minuto. A água onde o arroz vai cozer deve ser duas vezes e meia a quantidade de arroz, Neste caso, 5 chávenas. Obviamente que se utiliza apenas a água onde o pato esteve a cozer antes.

Retificam-se os temperos (sal e pimenta) e em estando o arroz cozido deitamos num tabuleiro de ir ao forno.

Enquanto o arroz coze devemos também cozer 4 peitos de pato (vendem-se congelados da Quinta da Marinha a cerca de 6€ o par). Cozidos cobrem-se com pimentão e alho,  deita-se um fio de azeite e vão a corar no forno antes de lá introduzirmos o tabuleiro.

Finalmente decore-se o tabuleiro com rodelas de chouriço (pôrra que lá vem o porco!!!) espetem-se os lombos corados do pato por cima e deixemos tudo alourar por mais meia hora.

Acompanhem com um tinto da Amareleja: Piteira, Escolha Virgílio Loureiro de 2009.

E bom Proveito!

Um comentário:

Unknown disse...

Afinal vai porco. Então não deveria publicar a receita com título sem porco.