Vários leitores do Blog, quase todos homens, pediram que eu fizesse um Post dando algumas indicações simples para eles se orientarem nas suas cozinhas.
Trata-se de gente que , tanto quanto sei, o mais perto que estiveram do trabalho na cozinha foi quando lá iam deitar os jornais de Sábado no caixote, e cuja familiaridade com o fogão advém de nele terem aquecido algumas vezes a lata de salsichas diretamente no bico mais pequeno (para se equilibrar).
Divorciados, solteiros ou viúvos, com a Mãezinha a viver longe (nem sabem a felicidade que têm), esta gente alimentava-se fora de casa nos tempos do Socratismo. Hoje em dia, e fruto do aperto na carteira, há que retomar hábitos do século passado e desatar a sujar as delicadas mãozinhas na antiga e nobre tarefa de "queima-cebolas".
O primeiro conselho que posso dar a estes Amigos é que não vale muito a pena estarem a lavar alimentos e condimentos que vão depois para o lume. A fervedura pasteuriza tudo, ou quase tudo. Para além disso, se um gajo se habitua a comer tudo sem bactérias não desenvolve as defesas do seu organismo. Poupa-se na água e poupa-se no tempo também.
Depois, a questão importante de como acertar à primeira na forma de fazer o prato mais emblemático de toda a tribo dos "vencidos da vida", dos que vivem sózinhos.
Já adivinharam . Trata-se dos "Ovos com presunto(ou salsichas) e batatas fritas".
Na primeira abordagem a este assunto tenham em atenção que a dificuldade está - por ordem de
importância - na fritura correta das batatas, na fritura dos ovos (sobretudo se forem estrelados) e no empratamento (colocar tudo no prato sem que caiam para o chão as partes envolvidas).
Batatas fritas: Comprem de pacote nas primeiras vezes. Ao fim de 3 ou 4 vezes, já treinados no resto, comprem batatas congeladas descascadas . Apenas depois de alguns meses de treino aconselho passarem às batatas verdadeiras, com casca. Para este último caso, já à profissional, não se esqueçam de, ao descascar, retirar bastante batata juntamente com a casca, para safarem os dedos de cortes indesejáveis. Escolham bem a faca (nunca - mas nunca mesmo! - caiam na tentação de comprar aquelas facas de porcelana afiadíssimas...Há gente que tocava Flauta de Pã e, à conta disso , passou a tocar Apito, por falta de dedos)...
Por fim, a importante questão da temperatura do óleo de fritar. Para que as batatas fritas fiquem estaladiças o óleo tem de estar à temperatura ideal. Quem tem fritadeira com termóstato está safo! Quem não tem ? Bom, não aconselho a que ponham o dedo lá dentro para testar a temperatura... Sei que há quem o faça (as unidades de queimados têm de justificar o investimento que custaram, não é?) mas para nós, amadores, essa NÃO é a resposta certa. Olhem bem para o óleo. Quando começar a fazer bolhinhas deve estar OK. Mas vão tentando sempre. Para aí à 4ª tentativa devem estar já perto do ideal.
Os Ovos: Estrelados é mais difícil. Podem ficar crús ou cozidos em demasia... A resposta é sempre a mesma: tentem até acertar. 3 dúzias de ovos depois já não devem precisar da ajuda de ninguem. Se forem mexidos batam primeiro os ovos com sal e pimenta numa tigela (em cima do lava-louças, ou então há que ter a esfregona ali ao lado). Deitem um tudo nada de leite gordo e continuem a bater com o garfo umas cem vezes. Depois deitem a mistura no azeite já à temperatura ideal (ver mais acima o que se escreveu para o óleo) e deixem passar mais ou menos. Se não ficarem muito bons é porque não bateram cem vezes. Voltem ao início!
O Empratamento: O principiante deve usar pratos grandes, do tipo marcadores ou mesmo travessas. Nestes começa por colocar os ovos estrelados a fazer de olhos e as salsichas como se fossem uma boca a rir. Ao redor espalha as batatas fritas. Em alternativa (dependendo da fome ou da pressa) vá misturando na travessa os ingredientes à medida que os tirar do lume. De facto cá dentro do estômago tudo também acaba misturado...
Plano B: Faz sempre falta um Plano B para o Homem sózinho à volta dos tachos. Pode ser, por exemplo, pedir à vizinha " se o ajuda com a temperatura do óleo, porque há muito tempo que não frita batatas". É claro que para isso dar resultado é preciso ter Vizinhas Boas. Isto é, caridosas e prestativas.
Plano C: Ir à Sabores Calientes comprar tudo já feito e do bom e do melhor a preços módicos! Aqui deixo o site malta:
http://www.saborescalientes.com.pt/
Espero que tenha ajudado? Pelo menos com a morada do site...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário