quinta-feira, abril 26, 2012

Algumas sugestões para cozinheiros de Domingo

Vários leitores do Blog, quase todos homens, pediram que eu fizesse um Post dando algumas indicações simples para eles se orientarem nas suas cozinhas.

Trata-se de gente que , tanto quanto sei, o mais perto que estiveram do trabalho na  cozinha foi quando lá iam deitar os jornais de Sábado no caixote, e cuja familiaridade com o fogão advém de nele terem aquecido algumas vezes a lata de salsichas diretamente no bico mais pequeno (para se equilibrar).

Divorciados, solteiros ou viúvos, com a  Mãezinha a viver longe (nem sabem a felicidade que têm), esta gente alimentava-se fora de casa nos tempos do Socratismo. Hoje em dia, e fruto do aperto na carteira, há que retomar hábitos do século passado e desatar a sujar as delicadas mãozinhas na antiga e nobre tarefa de "queima-cebolas".

O primeiro conselho que posso dar a estes Amigos é que não vale muito a pena estarem a lavar alimentos e condimentos que vão depois para o lume. A fervedura pasteuriza tudo, ou quase tudo.  Para além disso, se um gajo se habitua a comer tudo sem bactérias não desenvolve as defesas do seu organismo.   Poupa-se na água e poupa-se no tempo também.

Depois, a questão importante de como acertar à primeira na forma de fazer o  prato mais emblemático de toda a tribo dos "vencidos da vida", dos que vivem sózinhos.
Já adivinharam . Trata-se dos "Ovos com presunto(ou salsichas) e batatas fritas".

Na primeira abordagem a este assunto tenham em atenção que a dificuldade está - por ordem de
 importância - na fritura correta das batatas, na fritura dos ovos (sobretudo se forem estrelados) e no empratamento (colocar tudo no prato sem que caiam para o chão as partes envolvidas).

Batatas fritas: Comprem de pacote nas primeiras vezes. Ao fim de 3 ou 4 vezes, já treinados no resto, comprem batatas congeladas descascadas . Apenas depois de alguns meses de treino aconselho passarem às batatas verdadeiras, com casca. Para este último caso, já à profissional, não se esqueçam de, ao descascar,   retirar bastante batata juntamente com a casca, para safarem os dedos de cortes indesejáveis. Escolham bem a faca (nunca -  mas nunca mesmo! -  caiam na tentação de comprar aquelas facas de porcelana afiadíssimas...Há gente que tocava Flauta de Pã e, à conta disso , passou a tocar Apito, por falta de dedos)...

Por fim, a importante questão da temperatura do óleo de fritar. Para que as batatas fritas fiquem estaladiças o óleo tem de estar à temperatura ideal. Quem tem fritadeira com termóstato está safo! Quem não tem ? Bom, não aconselho a que ponham o dedo lá dentro para testar a temperatura... Sei que há quem o faça (as unidades de queimados têm de justificar o investimento que custaram, não é?) mas para nós, amadores, essa NÃO é a resposta certa. Olhem bem para o óleo. Quando começar a fazer bolhinhas deve estar OK. Mas vão tentando sempre. Para aí à 4ª tentativa devem estar já perto do ideal.

Os Ovos: Estrelados é mais difícil. Podem ficar crús ou cozidos em demasia... A resposta é sempre a mesma: tentem até acertar. 3 dúzias de ovos depois já não devem precisar da ajuda de ninguem. Se forem  mexidos batam primeiro os ovos com sal e pimenta numa tigela (em cima do lava-louças, ou então há que ter a esfregona ali  ao lado). Deitem um tudo nada de leite gordo e continuem a bater com o garfo umas cem vezes. Depois deitem a mistura no azeite já à temperatura ideal (ver mais acima o que se escreveu para o óleo) e deixem passar mais ou menos. Se não ficarem muito bons é porque não bateram cem vezes. Voltem ao início!

O Empratamento: O principiante deve usar pratos grandes, do tipo marcadores ou mesmo travessas. Nestes começa por colocar os ovos estrelados a fazer de olhos e as salsichas como se fossem uma boca a rir. Ao redor espalha as batatas fritas. Em alternativa (dependendo da fome ou da pressa) vá misturando na travessa os ingredientes à medida que os tirar do lume. De facto cá dentro do estômago tudo também acaba misturado...

Plano B: Faz sempre falta um Plano B para o Homem sózinho à volta dos tachos. Pode ser, por exemplo, pedir à vizinha " se o ajuda com a temperatura do óleo, porque há muito tempo que não frita batatas".  É claro que para isso dar resultado é preciso ter Vizinhas Boas. Isto é, caridosas e prestativas.

Plano C: Ir à Sabores Calientes comprar tudo já feito e do bom e do melhor a preços módicos! Aqui deixo o site malta:

http://www.saborescalientes.com.pt/

Espero que tenha ajudado?  Pelo menos com a morada do site...

Nenhum comentário: