segunda-feira, novembro 07, 2011

Feijoada "Magra"

Fiz para este Domingo uma feijoada “Magra”. Nem tanto a contar com a crise, magra de baratinha, mas Magra, magra mesmo, sem recurso a carnes e enchidos mais “gordos”. Mas claro que também é sempre um prato económico...

Demolhamos o feijão manteiga de véspera. No dia deixamos ao lume litro e meio de água para meio litro de feijão durante aproximadamente uma hora . Depois dá-se uma entaladela aos enchidos e carnes numa sertã (1 chouriço de carne, 1 morcela da Guarda, meio kg de entrecosto previamente salgado e temperado também de véspera, tudo aos pedaços ). Reservamos tudo – tacho do feijão e carnes - enquanto fazemos um bom refogado (cebola, alho, malagueta, bem picadinhos, sal e azeite).

Nessa altura tenham já duas cenouras cruas e descascadas cortadas às rodelas grossas . Juntamos as cenouras, carnes e o refogado ao tacho do feijão com a água da cozedura e este vai outra vez ao lume. Quando levantar fervura reduz-se o lume e fica a fervinhar mais meia hora. Durante este processo vejam se necessita de mais alguma concha de água (quente).

Para finalizar costumo pôr no forno médio mais uma meia hora para apurar lentamente, com o Tacho destapado. É nessa altura que ponho por cima do tacho uma Farinheira de boa qualidade (de porco alentejano) a qual se corta uns minutos antes de tirarmos para a mesa e se mistura aos restantes ingredientes no tacho.

Atenção: Se cozerem o feijão com sal tenham cuidado com o sal que põem no refogado , pois o entrecosto já está também ele salgado de véspera. Provem antes de ir ao forno, pecando sempre por defeito, já se sabe, pois é muito mais fácil de resolver a falta de sal que o seu abuso…

Nenhum comentário: