quarta-feira, novembro 16, 2011

Definida a Troika para novo Livro Gastronómico dos CTT

Fátima Moura, José Quitério, Mário Cerdeira (o fotógrafo).

São estes três especialistas que assumirão a alta responsabilidade de pôr em prática, do ponto de vista da concepção dos conteúdos, o Livro Gastronómico "Sabores do Ar e do Fogo" que os CTT editarão em 2013,  contendo selos alusivos já a lançar em 2012 e a repetir em 2013.

Trata-se de um levantamento (necessariamente limitado) de Produtos de salsicharia tradicionais portugueses, dos nossos fumeiros regionais ou  secos ao ar, enchidos em tripa ou simplesmente adubados, começando pelo Montesinho e Barroso  e vindo parar cá em baixo a Barrancos, sem esquecer os Açores.

Depois de "difícieis " negociações,  dada a proverbial reticência de meu ( e Vosso) Mestre Quitério em envolver-se noutras aventuras fora do seu  "munus publicum" semanal no Expresso, conseguimos por fim levar a bom porto este navio. Levar a bom porto será exagero...Ainda a barcaça não saíu do Tejo e já estou a ver a costa do Malabar onde Calecute esperava pelo Gama??
O que querem? Sou um optimista ferveroso e crente.

Será uma epopeia de alta dificuldade... Basta referir que as autoridades (Ministério da Agricultura) citam não menos de 7 dezenas de produtos destes, IGP ou não.

Este projecto podia e devia ter também a colaboração do nosso David Lopes Ramos, que connosco compartilhou muitas vezes a sua sabedoria sobre estas matérias, desejoso de finalmente poder trabalhar num projecto com o seu Amigo de sempre,  Quitério.

Os Deuses não o permitiram.  Encomendo daqui ao David, não direi uma cunha, que isso ele nunca faria, mas uma palavrinha de apoio dita aos ouvidos do Fado Eterno, de forma a que olhe com benevolência esta aventura .

E dado que nem o Zé, nem muito menos  eu,   (nem o David),  podemos servir de Vénus apaziguadoura de alguma possível  ira de Júpiter - por nos faltar a "embalagem" para tal  (só de pensar nisso estremeço) - apenas devemos jurar  em promessa alguma modesta cesta, com um ou dois chouriçitos da Guarda, umas febrinhas de presunto de porco alentejano curado ao ar e uma alheira de Vinhais com grelos... Pode ser que se tente o Homem com isto...

Aqui para nós é capaz de estar um bocado farto do néctar que manja todos os dias nesse seu Olimpo...

Nem sempre Rainha , nem sempre Galinha! (Como dizia o D. José ao construtor Marquês).

Nenhum comentário: