terça-feira, novembro 08, 2011

Em Odivelas também se manduca bem!

Depois daquele Post de "arrebenta pessegueiro" sobre um dos restaurantes de Odivelas, logo vários leitores da zona se "enxofraram" com a nódoa espalhada na reputação gastronómica da localidade de D. Dinis e me fizeram chegar várias alternativas.

Uma que me saíu interessante e à qual  meu Mestre Quitério também já  deu "Fiat" (não o "Punto" ou o "500" leitores! Mas sim o seu beneplácito "papal") foi o:

Forno da Cidade
Urbanização da Ribeirada - Lote 65
Odivelas
Telefone - 219 344 770

Para lá chegar tome-se a socrática via CRIL até à saída Odivelas Centro. Depois de passar por cima do viaduto o sentido é Odivelas Centro. Sempre a direito e a subir veremos o Liceu (agora Escola Secundária) à esquerda. À direita é que vamos, depois da Secundária.  Andamos uns 300 metros e aparece-nos a Urbanização da Ribeirada (com Placa). Ali mesmo, em edifício de amplas janelas vidradas, existe o Talho, a Peixaria  (de congelados embora) e o Restaurante em causa.

Boa apresentação, com padaria\pastelaria ao centro, montra de vinhos (estão lá os melhores!) à esquerda e mesas de refeiçoar espalhadas. Dois ambientes. Um no r\c parece ser mais proletário, o outro em mezanine parece ter mais algum requinte. Contudo os preços são iguais. idem para o serviço e idem,  idem para o Menu.

O ex-Libris da casa é o leitão feito à moda da Bairrada. E com uma vantagem: é possível, para quem goste, pedir uma dose só de costela!!   Vende-se na mesa a 60 euros o kg (com os acompanhamentos). A 18 euros a dose (com 320g)

Tem um agradável espumante bruto da casa ( a 9,90 euros, vinificado na Bairrada pelo método tradicional de Champagne.

Obviamente que o facto do proprietário ter um Talho mesmo ao lado  ( e , diga-se já, com um aspecto espectacular! Com carnes de regiões demarcadas)  influencia a carta, construída muito em redor das propostas carnívoras: Bifes vários, tornedós, entrecôtes, entremeada, bitoques. De peixe o Dom Bacalhau e a Pescada do Chile (congelada como honestamente se refere). Também Gambas em caril ou de açorda.

Nas sobremesas destaque para a Marmelada Branca do convento de Odievelas, feita ali no Restaurante ( e pode-se levar para casa) e para os Crepes e Gauffres, recheados com tudo o que se possa imaginar...

Mas o leitão é que é o chamariz!

Para duas pessoas:  2   Doses de Leitão da Costela, com batata frita da "autêntica" e salada. Cesto de Pão (feito lá em casa). Paio do lombo (industrial).  1 garrafa de Espumante Bruto. 2  Cafés e 2 pastéis de nata miniatura. Tudo por 48 euros.

O Leitão ( e aqui será o principal) tinha muita qualidade. Bem feito e bem assado. Não é o da Mealhada... mas sempre poupamos na gasolina e dá bem para matar saudades...

E podemos sempre sair dali com um avio de bolos caseiros ou pão a sair do forno... para já não falar dos vinhos em exposição. Mas esses serão para bolsos de Rappers norte-americanos ou de jogadores do Real...

Conclusão: Recomendado. Mas evitem o Paio...

Nenhum comentário: