terça-feira, setembro 27, 2011

Setembro das Vindimas, Outubro da caça

Colheita de 2011

De acordo com os Peritos nestas coisas dos vinhos (os modernos feiticeiros da nossa época) , a Primavera foi chuvosa e relativamente quente permitindo um bom desenvolvimento vegetativo, mas houve mesmo assim que  prevenir os ataques das doenças e pragas da vinha. O mês de Julho foi seco e com temperaturas amenas,  o que permitiu um início de maturação das uvas equilibrado e estas condições climatéricas ideais continuaram na primeira quinzena de Agosto. Verificou-se no final do mesmo mês  (em média nacional)  uma antecipação  de cerca de uma a duas semanas nas previsões de datas de vindima.
A vindima no Alentejo (Portalegre) deve ter-se iniciado pelo meio de Agosto ( 17 a 21) com a produção do vinho branco. Existem excelentes expectativas para estes vinhos  com as castas Roupeiro, Antão Vaz e Fernão Pires  a apresentar um estado de maturação ideal.
No Douro  também se verificou uma antecipação na data habitual de início de vindima. Bom Sinal!

Já  no Dão  não  houve qualquer adiantamento , iniciaram-se os trabalhos no início de Setembro. Mas com muito boas indicações sobre a qualidade das uvas!

De uma forma geral as expectativas para estes mostos ( e vinhos!) de 2011 são muito positivas!

Haja Deus que nos proteje nas pequenas (mas importantes!) coisas.

E a Caça?

A caça ao Pato (real e marreco), Pombo e Coelho bravo já se iniciou em Setembro. A "verdadeira" caça , aos senhores barões dos nossos pratos - Lebre e Perdiz - começa agora, a 3 de Outubro.

Lá mais para o final do mês de Outubro, depois dos caçadores, famílias e amigos (Moi!!)  terem quebrado o fastio da perdiz e da lebre, pode ser que começem a aparecer em alguns restaurantes as tais espécies soberanas.

Em Évora, em Trás-os-Montes, por vezes lá para o Algarve serrano (Monchique)... Os locais para estas amesendações são conhecidos e já aqui elenquei vários.

Em Lisboa aproveitem o regresso de férias do sempre amado Galito (reabre a 1 de Outubro) para tratarem já das encomendazinhas...

Eu recomendo uma empada de perdiz para 4 ou 5 transeuntes famélicos, e de seguida uma feijoada de lebre, para apaziguar os estômagos irados com estas crises...

Ou, em alternativa sempre gostosa, mais para o pé das praias da Linha, umas perdizes à Beira Mar, com batata nova torneada e o banquete inexcedível das galinholas e torradas barradas com paté das mesmas, tudo acompanhado com um  arroz dos seus miúdos. Lá na Rua das Flores, perto da Lota de Cascais..

E pronto! Lá me vão outra vez atazanar por ter boca de rico e "gozar" com os pobres tristes dos portugueses...

É sina minha. Também já não me emendo com esta idade... Olhem, tenham paciência comigo, como eu tenho com os outros.

Nenhum comentário: