segunda-feira, setembro 26, 2011

Sem "instrumentos" faz-se música com as panelas

Os chamados "protestos dos tachos e das panelas" começaram por ter  honras de primeiras páginas  (se não me engano) em 1973,  na época da queda do governo de Salvador Allende, quando a reacção invadia as ruas de Santiago do Chile sob a forma de  milhares de donas de casa com tachos e panelas nas mãos, queixando-se da subida dos preços e da falta de comida nas ruas e nas casas.  Por causa da manipulação da CIA , essas imagens devem ter chegado às TV's de meio mundo (ocidental).

O que provocou a onda de protestos? A inflacção - causada pelo boicote económico dos USA ao governo marxista de Allende - atingia nessa altura mais de 300% ao ano...O Chile não conseguia encontrar quem lhe emprestasse dinheiro para financiar a sua economia e era praticamente impossível encontrar comida à venda, a não ser através do mercado negro...

Estas manifestações "dos tachos e das panelas"  sempre tiveram impacto nas sociedades onde aconteceram, talvez porque ver as mulheres a marchar com as suas "ferramentas de trabalho" nas mãos -  nos anos 70  a liberdade da Mulher era ainda ilusória apesar da ideologia reinante - indispunha sobremaneira os políticos do regime por lhes faltarem formas eficazes de controlar esses protestos: uma coisa seria mandar a polícia carregar sobre os "reaças protestas" , outra muito diferente seria  mandar bater publicamente em mães e esposas , mesmo se a ideologia libertária e democrática de Allende o permitisse (o que seria duvidoso).

Claro que noutras sociedades - a República Popular da China vem à memória - não existiam esses pruridos...Nem em 73 , nem sequer depois de Tienanmen, em 1989, quando as mulheres que se manifestavam nas praças para saber alguma coisa dos seus filhos , pais e maridos desaparecidos, várias vezes foram varridas das ruas por esquadrões da polícia de choque, à bastonada.

Na Grécia este tipo de Protestos da Fome (como alguém lhes chamou) já começou, e não é inverosímil que se repitam em Portugal, caso as "coisas" piorem.

Como podem piorar? Bem, não tenho o dia todo para ficar aqui a descrever esses cenários, mas se a dificuldade em obter financiamentos no mercado continuar, e se quem manda na Europa - A Alemanha e a França - não se entenderem para resolver o assunto à bruta (Federalismo, EuroBonds, o que quiserem, mas rápido!) para aí podemos caminhar...

Na falta de Tambores, Bombos ou Adufes venham de lá as panelas! Mas tenham em atenção que se as mesmas estiverem ocupadas -  com sopas, arroz, feijão, batatas, cebolas  e coisas assim -  já será muito mais difícil trazê-las para a rua e elevá-las acima das cabeças.

E vem à memória o chiste do velho Ti Santidade , lá da Beira Alta: "Filho, nas alturas da miséria, cheirava um ou dois ossitos de frango que trazia sempre no bolso e já me dava para beber um copito de vinho"...

Esses tempos Nunca Mais,  diremos todos em alta voz!  Gritem tudo o que quiserem, mas não jurem nem apostem...

Nenhum comentário: