sexta-feira, setembro 16, 2011

Para descansar a Vista

AhuraMazda era o deus persa (mitos do Zoroartrianismo)  da luz, do Sol e da vida. Uma força do bem, que se opunha ao maléfico Ahriman , que representava a escuridão e a morte.

Tempo mais que oportuno para celebrar a nossa Luz de todos os dias, numa altura em que consta que a factura da EDP - actual fornecedora das energias eléctricas - poderá aumentar 30% já em Janeiro, acrescida do aumento do IVA de 6% para 23%... Em cada facturazinha... Já fizeram as contas?
 Eu também não. Mas parece-me que vamos sofrer...


Amo-te nesta Ideia Nocturna da Luz nas Mãos

 Amo-te nesta ideia nocturna da luz nas mãos
E quero cair em desuso
Fundir-me completamente.
Esperar o clarão da tua vinda, a estrela, o teu anjo
Os focos celestes que a candeia humana não iguala
Que os olhos da pessoa amada não fazem esquecer.
Amo tão grandemente a ideia do teu rosto que penso ver-te
Voltado para mim
Inclinado como a criança que quer voltar ao chão.

Daniel Faria, in "Dos Líquidos"

Querem uma Luz Melhor que a do Sol!

AH! Querem uma luz melhor que
a do Sol!
Querem prados mais verdes do que estes!
Querem flores mais belas do que estas
que vejo!
A mim este Sol, estes prados, estas flores contentam-me.
Mas, se acaso me descontentam,
O que quero é um sol mais sol
que o Sol,
O que quero é prados mais prados
que estes prados,
O que quero é flores mais estas flores
que estas flores -
Tudo mais ideal do que é do mesmo modo e da mesma maneira!

Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"
Heterónimo de Fernando Pessoa

Nota: a imagem retrata a figura mitológica de Ahriman numa das suas encarnações.

Nenhum comentário: