sexta-feira, dezembro 31, 2010

Santa Luzia

Já conhecemos bem este paradeiro, boa comida beirã, mas sobretudo talvez o maior estendal de vinhos do Dão , brancos e tintos. Mais de 100 referências distintas!

Ontem começámos pela farinheira torrada, seguimos pelos torresmos acabados de fazer, encaminhámo-nos direitos a um Polvo Frito com Migas beirãs (feijão de duas caras, couve segada fina e broa de milho) e acabámos esplendorosamente com um Arroz de Míscaros com costela!

Para beber,  as últimas Sauselhe de 2006, grande reserva branco do Dão que nunca mais se repetiu. Tenho pena de dizer aos Amigos que bebemos uma e comprámos as outras (muito poucas) que ainda lá havia... Para tinto a Garrafeira 2004 da Quinta da Falorca, tremendo ainda de garra, a prometer muitos anos de Adega a dar prazer aos proprietários.

Enfeirámos ainda 1 kg de míscaros à saida, cortesia dos proprietários. Vão ser servidos com o Cabrito do primeiro dia do ano.

Quem tiver a sorte de conseguir meter a mão num quilito de Míscaros já sabe o que deve fazer:

Numa sertã com um fio de azeite, deite dois alhos esmagados a murro, umas tiras de presunto com bastante gordura, uma malagueta e coentros, Esperem um pouco até ficar dourado. Juntem depois os míscaros partidos aos bocados com as mãos e deixem estufar lentamente. De lamber os beiços!

A Receita do Polvo Frito com Migas, também muito simples e de sabores tradicionais aqui da Beira Alta é mais ou menos assim:

Polvo Frito
Ingredientes - tentáculos de polvo; 1 dente de alho picado; sumo de meio limão; 1 folha de louro;1 colher de chá de colorau; 1 ovo; 4 colheres de farinha de milho.

Coze-se o polvo sem água e sem sal numa panela durante hora e meia. Cortam-se os tentáculos em pedaços e ficam a marinar com alho picado, sumo de meio limão, uma folha de louro e uma colher de chá de colorau durante 2 horas. Passam-se por ovo e farinha (com a  farinha de milho ficam bem estaladiços) e fritam-se em óleo bem quente.

Migas Beirãs:
Ingredientes - 250 g de  feijão frade cozido (ou um frasco);150gr de couves cortadas como se fosse para caldo verde; 150gr de miolo de pão de milho (broa);4 colheres de sopa de azeite;3 dentes de alho;sal q.b.; pimenta preta moída q.b.

Começamos por cozer as couves já cortadas em tiras finas em água a ferver, temperada com sal, durante cerca de oito minutos. Depois escorrem-se e passam-se por água fria, escorrendo-as novamente.

Entretanto, escorremos também o feijão frade, descamos e picamos os dentes de alho para de seguida os levar ao lume com o azeite, até esturgirem a dourar..

Nessa altura junta-se o feijão e as couves bem escorridas e mistura-se delicadamente com um garfo o miolo de pão esfarelado, temperando com um pouco de pimenta.

E para terminar o Post aqui fica uma fotografia do excelente Sauselhe, sendo de pedir ao grupo de amigos que o fez com as castas Encruzado e Malvasia Fina (entre eles Álvaro de Castro) que não esmoreçam e nos façam outro sff...

Nenhum comentário: