sexta-feira, novembro 19, 2010

Para Descansar a Vista

Em plena Cimeira da Nato parece bem ser tema e mote desta Sexta feira a PAZ. A Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade.   Mas... nunca nos esqueçamos da frase de Eça. "A Paz causa a impaciência do Desejo" . Somos Mulheres e  Homens e como tal talvez não tivéssemos sido criados para ter Paz (neste mundo).
Aqui vão poemas:

Paz
Bom dia, amigo
Que a paz seja contigo
Eu vim somente dizer
Que eu te amo tanto
Que vou morrer
Amigo... adeus

Vinícius de Moraes

Princípio
Não tenho deuses. Vivo
Desamparado.
Sonhei deuses outrora,
Mas acordei.

Agora
Os acúleos são versos,
E tacteiam apenas
A ilusão de um suporte.

Mas a inércia da morte,
O descanso da vide na ramada
A contar primaveras uma a uma,
Também me não diz nada.
A paz possível é não ter nenhuma.

Miguel Torga, in 'Penas do Purgatório'

Paz
Irreprimível natureza
exacta medida do sem-fim
não atinjas outras distâncias
que existem dentro de mim.

Que os meus outros rostos não sejam
o instável pretexto da minha essência.
Possam meus rios confluir
para o mar duma só consciência.

Quero que suba à minha fronte
a serenidade desta condição:
harmonia exterior à estátua
que sabe que não tem coração.

Natália Correia, in "Poemas (1955)"

Nenhum comentário: