terça-feira, abril 08, 2008

De que tamanho é o Mundo?



Diz-se que foi D. João II, o Principe Perfeito, uma das primeiras pessoas deste Planeta a ter uma noção mais ou menos exacta do "tamanho do Mundo", ao receber as notícias fidedignas sobre a possibilidade da circum-navegação da costa africana e de assim ser possível atingir a Índia.

Talvez já outros navegadores Otomanos tivessem também um pouco essa percepção (Piri Reis)...

O que podemops dizer hoje em dia é que o Mundo parece cada vez mais pequeno e o que se passa num dos seus extremos afecta cada vez mais todas as suas partes.
Quem diria que os pacíficos e sofredores monges do Tibet tivessem a coragem necessária para desafiarem o grande Dragão (não, não falo do FCP...) e viessem para a rua exactamente antes da maior jogada de propaganda do regime chinês?

A "Tocha Olímpica" começou já a sua viagem desde a velha Grécia em direcção a Pequim, onde será utilizada com pompa e circunstância para acender a fogueira comemorativas das Olímpiadas com o nome da mesma Cidade.

Por onde passa e ao contrário do que era costume, tem sido alvo de atentados e de chacota, forma dos pacifistas e simpatizantes com o Povo tibetano, de todo o mundo , fazerem notar a enorme hipocrisia destes Jogos Olímpicos a realizar num País onde os Direitos Humanos serão capacho para os dirigentes esfregarem os pés quando se recolhem da lama provocada pelas enchentes do Rio Amarelo.

Hoje, exactamente em Pequim, os notáveis e (dizem) que corruptos membros do Comité Olímpico Internacional farão uma magna reunião para decidirem se a Tocha continua ou se pura e simplesmente suspendem a sua viagem com medo do que (ainda) a espera em termos de manifestações.
Diz-se que quando foi de Barcelona foram estes "nobres senadores" pagos em Kg de Pata negra e caixas de Vega Sicilia... agora na China o que terão recebido para outorgarem a Olímpiada?
A Economia do Mundo com maior taxa de crescimento, onde existe Xangai, que se posiciona como a capital financeira da segunda metade do Sec XXI , não deve ter dificuldade em pagar estes favores... mesmo que em quantidade suficiente para ocultarem as manchas de sangue e as atrocidades do regime.

E tu Portugal como tens reagido oficialmente a estes desvarios? Muito "sensatamente" fazendo apelo à "Real Politik" e pedindo respeito pela soberania chinesa.
Ora bolas Luis Amado!

Nenhum comentário: