quinta-feira, setembro 13, 2007

Pessoal das Favelas


Deixei para hoje a crónica desta fase de jogos da Selecção em Portugal, convencido que iria encimar o Post com um título grandiloquente e majestático do tipo " Europa preparem-se que aqui vamos nós!!!"

Afinal parece que já estamos outra vez a fazer contas pelos dedos o que já não acontecia desde que Scollari lidera a equipa, por alturas da selecção de ouro de Figo, Rui Costa, etc..

O Jogo com a Polónia e o de ontem com a Sérvia tiveram a mesma história: Portugal a jogar sem conseguir traduzir a enorme superioridade territorial em golos, e os adversários a aproveitarem bem as únicas oportunidades que tiveram durante os 90 minutos... Ainda assim mais a Polónia do que a Sérvia, que fez golo numa das três vezes (eu contei) que rematou à nossa baliza.

Não concordo em que se arranjem bodes expiatórios: Nuno Gomes "porque não marca" , Ricardo "porque frangou", Deco "porque não corre", a defesa toda porque "não está rodada", e até Scollari que "não atina com a táctica".

Alguns Amigos defendem que o problema é que - para o bem ou para o mal - os deuses do futebol têm andado arredados da nossa Selecção. Duas bolas nas traves, um golo escandalosamente fora de jogo, etc...

A "mala pata" é típica desculpa dos medíocres e recuso-me a ir por essa vereda, mas de facto faz confusão porque é que uma Selecção que se batia com as melhores do mundo parece agora andar aos "papéis" assim que começa a ter mais de 50 minutos nas pernas.

O adiantamento da preparação física das equipas do Norte da Europa face às nossas é uma realidade, mas muitos dos jogadores das quinas lá trabalham, nesse mesmo Norte Europeu...

Para mim o problema é outro: A selecção está ainda orfâ de Luis Figo (para não dizer também de Rui Costa) e destes jogadores não se arranja substituto de um dia para o outro...

Falta -nos um "10", falta um meio campo ofensivo. Petit não pode fazer tudo. Faltam Centrais de respeito.

E quando as coisas correm assim tão mal - e sempre a 3 minutos do final de cada jogo - é compreensível que haja "cabeças perdidas".

Comprensível, mas não aceitável!

Acho que alguém deve ensinar ao Sr. Quaresma o que é fair-play e ao Sr. Scollari dar a morada do "Grupo Desportivo de Arroios" ou do "Arena" (clube recreativo do Sindicato dos Estivadores de Lisboa) duas agremiações onde se pratica boxe sem limitações.

A equipa de Portugal não pode, nem deve, ser constituída por "Pessoal das Favelas" (com pedidos de desculpa para quem lá mora sem culpa destes passes afadistados).

"Nada está perdido" e "Não o acertei" foram as conclusões do Treinador Scollari depois do jogo.

Só espero que a mentira de uma não influencie negativamente a verdade da outra...


Nenhum comentário: