domingo, julho 15, 2007

Tehran 3 - A Gastronomia









Dois dias e meio sem tocar em álcool. Só refrigerantes e água.

Como se pode depreender a comidinha fica um pouco "sem graça" com semelhantes acompanhamentos, pelo menos para o padrão mediterrânico e europeu (haverá quem dissesse também "para o padrão civilizado" mas é obviamente um preconceito contra quem não abraça o nosso tipo de cultura. E quanto a "civilização" é bom recordarmos que esta gente tem História com registo escrito desde há 7 mil anos, altura em que os Lusitanos ainda deveriam andar à cacetada uns aos outros com mocas de pedra...)

Bom, comemos sobretudo no Hotel onde estávamos hospedados, o Laleh International ( era o velho Intercontinental do tempo do Xá Reza, que foi depois "reciclado pela revolução Islâmica) mas os nossos anfitriões ofereceram-nos um almoço num bom Restaurante de Tehran:

Restaurante NAVID
Nº 43-45 Khoramshahr Avenue
Tehran
Tel - (+) 887 648 34

Ambiente de negócios, muita gente local e poucos estrangeiros (éramos só nós). Mulheres (executivas? não podiam ser só "tradutoras"...) sentadas sózinhas à mesa (é raro nos bairros mais conservadores) . Decoração sem mérito especial, de cariz um pouco Techno. Na fotografia dá para ver alguma coisa do ambiente.

Entradas de legumes crus, Yogurte aromatizado com alho e ervas (excelente) e azeitonas num molho que me pareceu (mas não seria) de orégãos. Pão do tipo Blinis russos, massa estendida e maleável de que não gostei.

Prato Principal - Kebab Especial (na foto) feito com três tipos de carnes grelhadas:Borrego, vaca e galinha. Estava soberbo e era acompanhado por tomates grelhados e por um arroz de açafrão de muito bom nível.

Um Kebab não é mais do que uma espetada de carnes variadas (obviamente que no Irão não se fala de porco, quanto mais comê-lo) que vai a grelhar lentamente em lume de carvão. Quando as carnes são de qualidade ( e eram) estamos perante um proposta gastronómica muito interessante.

Como curiosidade: come-se com colher e garfo. A faca é reservada para cortar porções da Travessa de Serviço para o nosso prato... Resulta porque a qualidade e o ponto de grelha das carnes são tais que estas se deixam cortar com a colher...

O problema é a àgua para acompanhar...

Quanto custou? Não paguei, mas cada prato rondava os 200,000 Reais , cerca de 21 USD ou 18 €. São preços de Lisboa rica, o que é caríssimo para o Irão...

Nenhum comentário: