domingo, julho 15, 2007

Tehran 1 - A Estadia


Que dizer?

As primeiras impressões da chegada (já depois da 1 da manhã) a Tehran foram surpreendentes.

Não sei bem porquê tínhamos um certo sentimento de que seria Tehran uma cidade relativamente "atrasada" , pouco desenvolvida, onde o fanatismo religioso asfixiava a vida corrente dos habitantes e, para além de lhes cercear a Liberdade de Expressão, também os coibiria de utilizarem os confortos normais da dita "Civilização Ocidental".

Nada mais errado! Pelo menos no que diz respeito à vida dos citadinos, moderna em qualquer parte do Mundo, atarefada como em New York ou Tóquio. Já quanto à ortodoxia religiosa vigente a nossa expectativa estava se calhar distorcida, mas por defeito. Vive-se de facto em função das palavras do Aytholah e de acordo com os ensinamentos do Livro Sagrado. E pronto.

Tehran é uma Urbe onde habitam 7 Milhões de pessoas e onde trabalham 12 Milhões...

O trânsito é infernal a qualquer hora do dia e da noite. Carros (de todos os tipos e idades) não faltam neste país onde a gasolina é muito barata (et pour cause...).

Não há maneira de se fazerem cumprir as mais elementares regras de trânsito, os semáforos estão quase sempre inmtermitentes (provavelmente porque o enorme fluxo de tráfego faria com que se entupissem artérias vitais quando caísse o "vermelho") e a norma de condução parece ser "passa quem chegar primeiro a cada cruzamento".

As Zebras para os peões devem ter sido pintadas nas ruas para permitir calcular a largura das vias com um relance, porque não há peão que nelas esteja a salvo dos automobilistas... é tudo ao Molho e fé em Deus!

Arquitectura muito pouco característica, um pouco banal , constrói-se mais em largura do que em altura (espaço não falta no deserto).

Grandes zonas arborizadas, no centro de Tehran são regadas a todas as horas. A água não só é abundante (repito, num quase deserto) mas de boa qualidade. É a força do Petróleo.

A Cidade em si é mais limpa do que Lisboa! Não tem grafittis nem lixo nas ruas e a segurança é total (excepto no que diz respeito a poderes levar com um automóvel em cima).

De facto torna-se muito pouco aconselhável violar a Lei no Irão, onde impera o velho código do Corão... A Justiça é rápida e impiedosa: Para os ladrões 30 Chicotadas em público e a mão direita cortada no caso de reincidência, enforcamento para os crimes mais graves, etc...

Apenas... Falta a liberdadezinha de podermos dizer mal do Governo, a liberdadezinha de nos podermos vestir como queremos, a liberdadezinha de irmos ao fim da tarde beber um copo (só se for de água ou - imaginem - de Coca-Cola do grande Satã!!!), a liberdadezinha de nos deslocarmos onde nos apetecer...
Para mim essas "liberdadezinhas" valem mais do que tudo o resto somado...

Nenhum comentário: