quinta-feira, maio 03, 2007

XV Fórum da AICEP - Maputo


Mais uma crónica sobre o que se ouviu e viu durante as jornadas de trabalho deste Fórum, e também para que não se pense ter sido esta deslocação Turismo disfarçado de Trabalho.


As Telecomunicações dominaram os primeiros dias de debate, com intervenções sobre estratégia das Incumbentes em África e sobre os novos rumos definidos em Portugal pelo Centro de Estudos de Telecomunicações de Aveiro .


Neste último aspecto ficámos um pouco desiludidos ao saber que a gigante PT ainda não advoga estender aos privados uma rede de fibra óptica!!


De momento a PT trabalha em garantir acesso por cabo aos domicílios, e apenas considera estender a fibra óptica a Empresas cuja dimensão o justifique.


Lembrem-se que sem fibra óptica não há TV Digital para ninguém...


A que distância ainda estamos do Japão, onde o paradigma residencial já é a fibra óptica...


Em África foi sobretudo debatida a questão do Investimento em infra-estruturas de Telecomunicações e quem o devia realizar, sendo que muita gente pensa que os Lucros tremendos do TMóvel devem ter contrapartidas no desenvolvimento dos Países onde essas Empresas estão, e não unicamente no bolso dos seus accionistas...
Reparem que estamos a falar de uma situação onde as Operadoras de Telecomunicações fixas têm um futuro cinzento, para não dizer já que as espera a falência técnica por falta de Clientes...

No que diz respeito ao sector Postal avultou o grande atraso em que se encontram a maioria dos operadores . Com a única excepção da ECT Brasil que fez uma boa intervenção sobre a capacidade da sua Universidade Postal e em boa hora para cativar alunos africanos , não acham?

Numa cidade onde retiraram os nomes das Ruas coloniais e ainda não os substituiram, como se distribui o correio? Num País 7,5 vezes maior do que Portugal e onde existirão 70 Carteiros como se garante a Distribuição domiciliária? Em situações onde a miséria e a fome não garantem a salvaguarda das Encomendas até chegarem ao destino, como se faz?

Terreno fértil para aparecerem Operadores privados de Correio de Cidade, que possam oferecer às Utilities aquilo que estas procuram: um sistema de contacto eficaz com os seus Clientes , em casa. E vão decerto aparecer muitas ... e se calhar com Know How postal importado da Europa...


Nenhum comentário: