quarta-feira, maio 02, 2007

Maputo das Acácias - XV Fórum da AICEP

A cidade do Maputo estende-se sobre o Oceano Índico em panoramas de beleza paisagística extrema.

Conhecida como a Cidade das Acácias, estas infelizmente apenas se vêem com toda a sua beleza em parques privados.


Não a tendo conhecido na altura do período colonial não me foi possível fazer comparações com o que experimentei agora, de todas as formas aqui vão algumas impressões gerais:

************************************************
O Melhor - as pessoas, a sua amabilidade e gentileza.



O Pior - a sujidade, a desorganização, a falta de coordenação.

**************************************************
Neste Fórum da AICEP virado para as "Novas Tendências" ficou bem expresso algum do paradoxo da África de hoje em dia:


- Falta de infraestruturas básicas de Telecomunicações e de Correios mas...uma das mais altas taxas de adesão aos Telefones Móveis (mais de 2 Milhões de Clientes em Moçambique, um dos Países mais pobres do Mundo).

- Não se vêem Carteiros em Maputo (existirão cerca de 70 mas apenas para distribuir facturas de grandes empresas) mas observam-se nas ruas BMW e MERCEDES topo de gama...

Pior do que isto, existe um cenário em que os Incumbentes das Comunicações (Correios e Telecom) têm dificuldades em justificar investimentos nas redes bases de apoio (seja Cabo, Fibra Óptica ou até Estações de Correio e Centros de Tratamento).

Porquê? Porque as Receitas dessas redes fixas (telefone ou serviços postais) não justificam investir ... A telefonia Móvel ultrapassou-as completamente em Receita e nº de Clientes.

Só que a Rede Móvel não permite ainda transmissão de dados fiável e barata...

Paradoxo tremendo, próprio de Países onde o boom do Móvel se deu numa altura em que a guerra ou o esquecimento tinham feito em frangalhos o pouco que existia de infra-estrutura para Comunicações...

Nenhum comentário: