quarta-feira, maio 02, 2007

BILENE - A Mais Bela Praia do Índico






No Distrito de Gaza, a cerca de 2,5Horas de Maputo encontra-se a Lagoa de Bilene, conhecida no passado como a Lagoa Azul ou o Lago Azul de Bilene.

Hoje está infelizmente muito poluída pelo facto de não se tratar como devia da abertura ao Mar desta quase que fechada imensa extensão de água - antes cristalina, agora um pouco turva da decomposição de caranguejos e de limos no seu interior.


Crónica de outros tempos de Bilene:

"Chegados finalmente ao Bilene podemos observar esta pequena povoação dominada por uma enorme lagoa de água salgada (mais de 27Km de extensão) cuja temperatura ultrapassa frequentemente os 30°... é fantástico nadar aqui: as águas são extremamente límpidas e permanentemente calmas e nelas podemos caminhar muitas dezenas de metros 'lagoa adentro' sem deixar de pisar solo firme - é como dispor de uma enorme piscina aquecida rodeada por vegetação luxuriante e com os pássaros a fornecerem uma agradável e repousante banda sonora."
João Nogueira






2 comentários:

Anônimo disse...

Esta caracterização da Praia do Bilene, está desactualizada. penso que devia se ter o cuidado de se actualizar a informação, pelo menos, anualmento. Escrevo da Praia do Bilene ....!

Anônimo disse...

Gostaria que se actualizasse a informação.