segunda-feira, maio 07, 2007

Sarkozy - Um Imigrante na Presidência




Neto e Filho de húngaros Nicolas Sarcozy chega - por mérito próprio e digam o que disserem - à Presidência de um dos Países mais chauvinistas do mundo (aliás, daquele onde esta palavra nasceu). Com 53% a vitória é clara . Também a vitória da Comunidade Portuguesa em França que apoiou Sarcozy de forma inequívoca.



Os franceses escolheram o rigor e a autoridade de um "pai" à antiga em vez do liberalismo protector de uma "mãe" que priveligia a emoção.

Ségoléne Royal ficou-se pelos 47% , terá conseguido fazer o Pleno da Esquerda mas, na segunda volta, não conseguiu juntar à sua proposta os Centristas que apoiaram Bayrou na primeira volta.

As Extremas ficaram praticamente de fora destas Eleições, quer a Esquerda quer sobretudo a Direita , onde Le Pen fez figura de urso (nada de novidade).

E agora França? Alguns distúrbios de ontem à noite na Place de la Bastille podem ser sinais de mais rebelião suburbana? Não se esqueçam de quem era Sarcozy quando se deram os grandes problemas em Paris... E da forma como reagiu...

Mais polícia , mais repressão dirão as "esquerdas", para quem Sarcozy é o Demagogo Autoritário.
Mais legitimidade, mais autoridade, mais concorrência , dirão as "Direitas" para quem ele é o defensor da Economia Liberal e o Protector da lei e dos Bons Costumes.

Também aqui há que esperar para ver , admitindo que o bom senso - também uma virtude muito francesa - seja vencedor no final da partida.

Nenhum comentário: