quarta-feira, maio 09, 2007

Dia da EUROPA celebra filatelicamente Baden Powell


9 de Maio é o dia da Europa e também o dia em que, tradicionalmente, se lançam em mais de 40 Países as Emissões Filatélicas de tema Europa.

Estes selos começaram em 1956 emitidos apenas por 6 Países - Bélgica, França, Itália, Alemanha Ocidental, Luxemburgo e Holanda - e rapidamente se tornaram um dos mais expressivos vectores de coleccionismo em todo o Mundo, sendo normalmente muito procurados pelos filatelistas, existindo até Comerciantes que preparam Álbuns próprios só para conter as Emissões Europa de todos os Operadores Postais emissores.

Temas dos últimos anos:

2005 - Gastronomia
2006 - A Integração vista pelos Jovens
2007 - 100 Anos do Escutismo

Em 2007 comemoram-se 100 anos do 1º Acampamento de Escuteiros realizado por Baden-Powell em Inglaterra, data que é normalmente assumida pelo Movimento Escuteiro como a do seu nascimento oficial.

Já agora: escreve-se Escuteiro ou Escoteiro? Ambas as formas são correctas, mas há quem diga que Escuteiro designa o jovem que faz parte do agrupamento de influência católica (os Escutas) enquanto que Escoteiros seriam os aderentes a este Movimento de outras confissões religiosas.

Não me pronuncio sobre esta questão mas aqui a deixo para reflexão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Baden Powell fundador do movimento de escoteiros a nível mundial,nas suas campnhas na India,que obriga a que para se ser membro, tem de se ser praticante de uma religião e efectuar um juramento, dita promessa.
O movimento escutista,logo de escuteiros português é efectivamente de origem católica C.N.E.Corpo Nacional de Escutas,havendo outro que agrega os escoteiros de outras religiões.
A saudação do escoteiro com 3 dedos levantados e o polegar sobre o mindinho,significa que o forte protege o fraco e os três principios em que se baseia o comportamento do Escoteiro-Lealdade,Prática diária de uma boa-acção e amizade e protecção das plantas e animais-amigo da Natureza.
É uma obra com disseminação Mundial, que tem desempenhado um papel muito importante na formação de Jovens.Baden-Powell bem merece ser recordado. A sua obra está aí e vê-se. Que deixemos este Mundo, para os vindouros, um pouco melhor que o encontramos-Baden-Powell