segunda-feira, outubro 30, 2006

O Bacalhau dos "Pobres"


Uma Reunião na Rua de S. José que acabou mesmo à hora do almoço foi a causa de ter reecontrado um dos Restaurantes Míticos de Lisboa, onde eu ia muitas vezes com o meu Pai (que trabalhava no Ministério das Obras Públicas, lá mesmo na Praça do Comércio).

Restaurante João do Grão
Rua dos Correeiros 222 e 226
Tel - 21 342 47 57

Muito fácil de encontrar: quem está na Praça da Figueira, olhando para o mesmo sítio que o Cavalo de D. João I - para o Tejo - encontra logo este velho poiso manducal 15 metros abaixo do sítio onde a Rua dos Correeiros encontra a Praça.

Há bacalhau, obviamente.

Nessa Sexta Feira apanhei como propostas do dia : Bacalhau à Narcisa e Bacalhau à Brás.
Na carta há todos os dias também Bacalhau cozido com grão e Bacalhau assado.

Propostas píscicolas são várias, desde corvina e pescada frescas (para cozer) até aos filetes e ao tamboril.

As Carnes estão aqui pior representadas, embora se possam comer bifes e espetadas para além das propostas do dia: Língua de Vaca (Parabéns!) e Bifinhos de Perú (BÚUU).

Mas quem come e gosta de Bacalhau tem aqui o seu Oásis referencial.

Apostei no Bacalhau cozido com Grão, para matar saudades dos almoços com o meu Pai, e não me arrependi.

Desde logo porque podemos pedir a parte do fiel amigo de que mais gostamos (para mim sempre a cabeça). Depois porque o Bacalhau é de facto muito bom e bem feito.

Mais de um século de experiência fez com que os tempos de dessalga e de cozedura fossem aprimorados até um ponto onde nada temos para criticar. Por outro lado quem compra sabe comprar e comemos mesmo bacalhau e não imitações mais baratas...

Podemos dizer que vem só com batatas e grão, que lhe falta o ovo cozido, as couves ou os bróculos, etc... Mas isso é Bacalhau com Todos (também há duas vezes por semana) e o Prato em causa chama-se Bacalhau Cozido com Grão.

Com duas doses de Bacalhau, uma garrafa de Verde Tinto Ponte da Barca, queijos frescos e dois cafés, pagámos duas pessoas 32€.

E temos direito a amesendação que não é de Tasca! Toalha alva de pano, guardanapos também impecavelmente brancos e de bom algodão!

Não achei caro, embora já pese no bolso do proletário 16€ por dia para almoçar.

Mas sendo um Cássico da Velha Lisboa, cheio de turistas passantes (que não sabem o que comer, mas isso é outra história) e que tiram um pouco de ambiente à Casa, poderia O João do Grão ter subido mais os preços como fizeram outros da mesma rua (por exemplo o "Paris", restaurante gallego excelente e que hoje está uma sombra do que foi...)

Um comentário:

Anônimo disse...

Para mim que nasci em Lisboa e conheço o joão, o do grão.. há 30 anos... já nada é o que era! Agora o meu restaurante preferido na baixa de Lisboa é o Restaurante Nilo, na mesma rua dos correeiros 217-219, por acaso enfrente ao João, o do grão. Até o bacalhau no Nilo é melhor... e mais em conta!