sexta-feira, outubro 27, 2006

Barómetro Político : A queda do PS e suas Implicações



Em Outubro , e como se esperava face às ondas de contestação na rua, o PS dá um trambolhão de 4 pontos percentuais, o PSD não aproveita e mantém, o PCP sobe , o BE também sobe e (pasme-se!) o CDS também, aproximando-se dos 4%.


PS - 42%
PSD - 30%
PCP - 10,6%
BE - 9,7%
CDS - 4%

Mais grave do que a queda do PS é a baixa de popularidade do próprio Primeiro Ministro que cai 16 pontos...

Serão o Primeiro Ministro e o Governo capazes de lidar com esta quebra de popularidade?

A apregoada (e justamente) coragem política de José Sócrates começa agora a ser testada na forja da opinião pública e quanto mais perto estivermos de Eleições maiores serão as condicionantes que a "nomenklatura" partidária irá (docemente, pela calada) tentar impor para não perder o Comboio do Poder.

As Empresas Públicas lucrativas (até as outras, no tempo do Engº Guterres) costumavam servir de apoio a estas tentativas de conter a impopularidade das medidas centrais de restrição, utilizando como contraponto a distribuição de bónus e de prémios e uns "pós" de aumentos salariais acima das convenções negociadas pelo Estado com os Sindicatos da Função Pública.

Mas pelo que vemos (até bem perto de nós) a austeridade está cá para "lavar e durar" e não se vislumbram - pelo menos para o curto prazo - clareiras de bom Sol e de bom Vento para os trabalhadores por conta de outrém.

A palavra de ordem nas Empresas parece ser: têm trabalho, dêem-se por satisfeitos porque há muitos que estão desempregados!

Salvo melhor opinião parece-me ser este um discurso miserabilista e medíocre, que tende para a nivelação por baixo e retira a quem trabalha o direito ao sonho e à esperança.

Não estamos em guerra para que se faça apelo a um envolvimento total e sem limites dos trabalhadores nas empresas sem qualquer tipo de retorno.

Daqui a pouco estão a exigir que se desfile aos Sábados e Domingos empunhando cartazes de apoio ao Regime, como na Coreia do Norte (Cruzes Credo!!)

As imagens que escolhi para ilustrar este Post são do excelente arquivo da US Coast Guard.

Um dos barcos está em risco mas ainda pode salvar-se. O outro acabou por naufragar.

A diferença - à vista destreinada e à distância - não parece muita, mas para quem lá vai dentro é (foi) abissal...

"Pelo Sonho é que Vamos" e quem não entende isto em vez de gerir empresas devia estar a dar recruta nas Forças Armadas de um País subdesenvolvido.

Nenhum comentário: