terça-feira, outubro 31, 2006

A Ceia da Noite Halloween


A Imaginação do "portuga" não pára.

Sem tradição que nos permita recorrer às velhas práticas do que se deveria comer nesta noite - que nunca foi celebrada em Portugal, ao contrário dos dois dias que se lhe seguem - há que improvisar tendo em conta o andamento das estações do Ano e a chegada próxima do solstício de Inverno em finais de Dezembro, data sagrada para muitas culturas (Natal, Saturnália, etc...)

O Blogger propôe que se fique em casa - infelizmente o excelente Blues Café, onde fui a algumas festas de Halloween, deixou de promover esta Noite, eventualmente por falta de Clientes.

Faz parte do "menu", obviamente, uma selecção de Filmes de terror .

Ou em DVD ou aproveitando a oferta da TV Cabo. Tanto a Gallery como a Premium têm hoje programação adequada.

Na FOX passa uma série de 7 episódios seguidos dos Simpsons só com este Tema! A não perder pelos "Fana" desta série de Culto!

A Noite de "Bruxas" começará gastronomicamente com Foie Gras (paté de foie gras, que é mais barato. Vejam a marca branca da Aucham, muito aconselhável) e Salmão Irlandês "Celta" (idem, idem) sobre tostas. Acompanha um Espumante "cor de sangue", que é como quem diz Rosé, da Quinta dos Carvalhais.

Em seguida um Arrozinho de pá e costela de borrego.

Temperamos o borrego de véspera - cortado aos pedaços - com uma pasta onde se mistura massa de pimentão, louro, sal, malaguetas, azeite, vinho branco e alho.

Hora e meia antes de comer refogam-se estes pedaços de borrego em bom azeite, deitando um tudo nada de vinho branco no final. Reserva-se o borrego apenas.

Uma hora antes da Ceia deita-se uma boa cebola cortada fininha mais o suco de dois tomates bem maduros (espremidos grosseiramente à mão) para uma sertã onde já está azeite do melhor. Acrescenta-se um pimento morrone também finamente cortado e apura uns 5 minutos. Deitam-se em seguida os pedaços de borrego e apura mais uns 3 minutos.

O arroz (da qualidade carolino de duplo bago, estufado) frita em seguida directamente na mesma sertã por 1 ou dois minutos, envolvendo-o sempre com uma colher nos bocados de borrego.

Acrescenta-se água na proporção de dois para um (duas canecas de água para uma de arroz. Uma caneca de arroz normal dá para 2 pessoas).

Ferve até cozer (vão provando e rectificando de sal). Depois de cozido vai ao forno para alourar e secar durante uns 10 a 15 minutos.

Este Arroz pode ser acompanhado por um Tinto Herdade das Servas Touriga Nacional de 2004 (comprei a 15€ na "Quinta do Saloio" no Estoril). Vinho Espantoso para uma noite de "espanto"...

Arrumem os pratos e os copos, encostem-se à poltrona, ponham o tal DVD - na FNAC estão à venda 3 ou 4 filmes de culto com base nas obras do Grande Mestre do oculto Stephen King. Procurem!!

Encham um balão com (é apenas uma sugestão) um Lagavullin Malte ou um Laphroaig , ambos de Islay. Maltes para Homens.

Ai das Bruxas que vos saltarem ao caminho assim aviados!

Nenhum comentário: