terça-feira, outubro 24, 2006

E Quem vai à Loja do Whisky pode almoçar no POLEIRO


Mesmo ao pé da Loja do Whisky, mas já na Rua de Entrecampos, aparece-nos um pequeno restaurante, muito badalado pelos conhecedores e pelos críticos de gastronomia:

Restaurante O Poleiro
Rua de Entrecampos 30 A LISBOA
Tel - 21 797 6265


A pretexto do João Paulo Martins ter de dedicar alguns dos seus Livros do "Vinho em Portugal" lá fomos "empoleirarmo-nos" num destes dias.

Primeiro um muito a propósito aviso à navegação: estacionar ao pé do Poleiro é quase impossível. Por isso os proprietários têm um acordo com uma Garagem situada a meio da Rua da Loja dos Whiskys (a cerca de 20 metros da porta do Restaurante) e onde é possível pôr o carro sem pagar.

Em seguida mais uma "dica" : Reservem sempre e não se assustem pelo facto da porta de entrada estar sempre fechada. Como o Restaurante é pequeno esgota todos os dias e a porta fechada dá privacidade aos que lá estão.

Por último: quando marcarem peçam uma mesa numa das salas lá mais para dentro. O Restaurante tem 3 salas , mas a da entrada é um pouco menos propícia à conversa, pelo facto das mesas estarem muito perto umas das outras...

Entradas:
Chouriça barrosã de bísaro assada
Saladas de bacalhau, de polvo, de pimentos
Ovos com espargos e presunto
Pataniscas de bacalhau

Tudo muito bom, com relevo para as Pataniscas que, não sendo das mais finas (tipo Oliveira de Évora) são mesmo assim excelentes!

Pratos Principais:
Bacalhau à Zé do Pipo
Barriga de Porco com arroz de favinhas (também possível com massa grossa guizada)
Lombo do Barroso assado com arroz de feijão

A nossa impressão é a de que se faz muito e bom arroz nesta casa, com favas, com couves, com feijão, etc...

A outra ideia é que o Cozinheiro\Assador de serviço não sabe trabalhar mal. Podemos gostar mais ou menos de certo prato, mas a qualidade da confecção é irrepreensível.

Sobremesas:
Pudim do Abade de Priscos igual à Receita original. Para quem gosta é sublime e está tudo dito.


Vinhos
Aqui é que cometemos batota porque o João Paulo trazia umas ofertas de sua casa. bebemos coisas a que nem toda a genten tem acesso, pelo que só vou citar uma das garrafas (talvez a mais fácil de encontrar numa garrafeira)

Quinta da Foz do Arouce Tinto Vinhas Velhas de 2003
Excelente, quase ninguém adivinhou em prova cega que era um extreme de Baga... Vejam lá a categoria das vinhas (e a sua idade, mais de 40 anos!) para que um Baga tenha esta suavidade.

Para dar Preços tenho de fazer referência a outra vez que lá fui e que paguei o Vinho.

Comendo bem das entradas , dois pratos principais, dois Pudins do Abade, dois cafés e uma garrafa de tinto média (lá para os 20€ existe a proposta do Maritávora Tinto de 2003, muito razoável) dá para pagarem duas pessoas cerca de 70€.

E vale a pena...

Nenhum comentário: