quinta-feira, outubro 26, 2006

A Gripe das Aves - Sem Alarmismos, mas...


O Mundo gira hoje em dia a uma velocidade tal que o que é "notícia" deixa de o ser com a maior das velocidades.

Os 30 segundos de fama a que se referia Warhol são - se calhar - hoje apenas 5 ...

Deixámos estranhamente de ouvir falar da Pandemia relacionada com o Vírus Influenza A (H5N1) conhecido por Gripe das Aves.

Contudo a Organização Mundial de Saúde entende que:

a) A partir de 2005, o Vírus deixa de ser "sedentário" e propaga-se a vários tipos de Aves Migratórias.

b) Nos últimos 6 meses de 2006 30 novos países registaram infecções em Aves, tanto selvagens como Domésticas.

c) De 2003 a Agosto de 2005 morreram 140 pessoas com infecção confirmada por H5N1.

O Facto destas mortes terem ocorrido em Países onde o controlo é (digamos) "problemático", como a Indonésia, o Vietname ou a China, faz recear que esta seja apenas a "ponta de um Icebergue"...

A Organização Mundial de Saúde diz que estamos actualmente na FASE 3 da evolução:Existe Infecção Humana mas não foi ainda detectada transmissão Pessoa a Pessoa.

Esta Fase é a primeira do ALERTA PANDÉMICO. Na altura em que as Pessoas começarem a passar o Vírus entre si estaremos na FASE 4 e será tarde de mais para medidas profilácticas.

A Pandemia é Recorrente, Imprevisível na sua Evolução e não só Causadora de graves problemas de saúde pública como também de Problemas de raiz económica, social e de segurança.

Hoje em dia não há Pirinéus que defendam a Península Ibérica destes ataques. Existem Aviões, existe a livre circulação de pessoas e bens. As Aves Migratórias não conhecem fronteiras.

No dia em que se declarar um caso de infecção em Espanha podemos ter a certeza que a Gripe já está em Portugal.

Consequências? Pode atingir entre 20% e 50% da população. Estes doentes estarão acamados (ou sem poder trabalhar) durante 2 a 3 semanas. Mas... Causará sem dúvida muitas mortes nos pobres idosos, doentes e crianças.

Fará parar os Transportes. Fechará as escolas. Por causa disso os Pais não podem ir trabalhar.

A Economia vai estagnar.

O que se pode fazer?

Pouca coisa. Mas num Blog muito dedicado à Gastronomia é obrigatório dizer que o H5N1 morre se for sujeito a altas temperaturas. É destruído a mais de 63º durante 30 minutos.

Assim a recomendação é: Cozam os alimentos. Assem os Frangos e os Patos, etc... Evitem os Churrascos, onde a difusão do calor não é uniforme.

A Vacina é eficiente? Dizem os especialistas que só para evitar o contágio a terceiros, isto é, não protege o próprio...

As Medidas de Quarentena são eficientes? Sim, se tomadas a tempo. Agora imaginem o que vão causar de atropelos aos Direitos, Liberdades e Garantias...

As Principais Empresas Portuguesas têm já um Plano para enfrentar esta Ameaça. Os CTT Correios também.

Esse Plano tem por objectivo reduzir o contágio no local de trabalho e evitar a degradação total dos serviços oferecidos através do estabelecimento de um critério de Prioridades.

Só por curiosidade informo que a EDP prevê que se a as ausências ao trabalho ultrapassarem os 30% dos efectivos Não estará em condições de resolver avarias ou interrupções no fornecimento de Energia, a não ser nos casos de excepção (Segurança Nacional, Hospitais etc..)

Isto não é uma Brincadeira!

Nenhum comentário: