terça-feira, outubro 31, 2006

Halloween 2


A Tradição Anglo-Saxónica deu , desde sempre, conotações mais sombrias a esta festividade do que as tradições dos Países do Sul, incluindo nestes não só Portugal, Espanha e França, mas também e obviamente o México.

"Fiéis Defuntos" ou "Dia de los Muertos" são jornadas não necessariamente penosas no nosso Sul, onde se recordam os familiares e amigos que partiram e se visitam os cemitérios fazendo ofertas de Flores (Portugal, França) ou até de géneros alimentícios.

Os Mexicanos fazem deste dia uma Festa onde celebram não a Morte, mas a continuidade da Vida, a passagem de um Mundo para o outro. Encontram-se famílias inteiras nos Cemitérios, onde almoçam junto das Campas e partilham entre si recordações dos Defuntos.

Os antropólogos notam também aqui alguma semelhança com a filosofia oriental (chinesa Tao) de se encarar este Mistério do desaparecimento.

Contudo o Folklore USA em vigor liga decididamente o Halloween às Bruxas, ao Oculto e aos Malefícios. Porquê?

Primeiro que tudo recorda-se a origem da Festividade Halloween - Celta - e, como tal, fazendo apelo ao revivalismo do Culto pagão que (dizem alguns) terá sido o causador do aparecimento da "Bruxaria" enquanto forma de rejeição por alguns à Religião Católica ou Protestante "de Estado" vigente na Europa.

Depois, e em consequência, o facto de ser esta uma das 4 datas fundamentais para os seguidores do Sabath (Satanistas) que nela praticam (ainda hoje) determinado tipo de rituais que envolvem (cito) "vandalismo e actos destrutivos contra Igrejas e Cemitérios".

Estas sociedades que praticam revivalismo Neo-Pagão "tomaram conta" de uma noite tão mediática como a de Halloween, fazendo dela um dos seus principais instrumentos de propaganda.

Mal comparado, um pouco como o Natal Cristão...

Nenhum comentário: