terça-feira, dezembro 13, 2005

Reconhecimento Internacional dos Vinhos Portugueses

Tenho vindo a recolher informação dispersa mas consistente sobre artigos (citados em Portugal ou na Net) de jornais e Revistas especializadas estrangeiras sobre o panorama enológico de Portugal.

Ora vejamos:

a) Wine Enthusiast apresentou a sua lista dos 100 melhores vinhos do Mundo em 2005. Quatro eram portugueses (já aqui citados).
b) New York Times considera os Vinhos portugueses como "The next Big Thing".
c) Wine Spectator (talvez a mais conceituada Revista do mundo sobre Vinhos) colocou uma Empresa Portuguesa no grupo das 20 Empresas mundiais do ramo com melhor e mais consistente relação qualidade\preço (Caves Aliança).
d)Wall Street Journal fez uma prova de 50 vinhos portugueses, todos retirados das prateleiras de lojas e super-mercados de NY, e todos por menos de 20 USD, tendo concluído que "combinam muito bem com uma extraordinária variedade de pratos e são mais baratos do que os outros".
e) Rough Guides (Edição de 2005) considera que "o País vive num isolamento esplêndido(!?) e os seus vinhos são hoje reconhecidos pela excelência"

As escolhas do NYTimes de Grandes Vinhos portugueses aqui ficam como curiosidade:

Excelentes
Vale Meão 2001
Vinha do Fojo 1998
Pintas 2001
Gaivosa 1997

Muito Bons
JMF Domini 2000
Quinta da Manuela 2000 (Crasto)
Quinta dos 4 Ventos 2000

Se pensarmos que, há 4 ou 5 anos atrás apenas o Grande Senhor do Douro "Porto - Quinta do Noval Nacional" aparecia referenciado como um dos melhores vinhos do mundo nos seus anos de Excelência, como 1994 ...

Percorremos um caminho longo e difícil, e estamos - diria eu com alguma humildade - às portas do reconhecimento enológico internacional, mesmo assim muito atrás da França, EUA, Espanha ou da Itália e já ultrapassados pelo Chile e pela Austrália.

Vamos a ver se não nos deixamos inebriar por estes preâmbulos e deitar tudo a perder quando chegarmos aos "finalmente"...

Nenhum comentário: