sexta-feira, dezembro 16, 2005

Homenagem a um Grande Erudito

Dei ontem um pulo à Gulbenkian para assistir ao início das Conferências que recordam a memória de Padre Manuel Antunes (Companhia de Jesus) insigne Ensaísta, Professor da Faculdade de Letras de Lisboa, Filósofo, Historiador e (talvez) o maior Professor de Humanidades (Antiguidade Clássica) que tivemos. Foi Redactor e depois Director da Brotéria, onde começou a escrever, tendo-nos deixado uma série de Livros notáveis.

As aulas do Padre Manuel Antunes estavam cheias até aos corredores, de diversas pessoas que nada tinham a ver com a Faculdade... Quase que não sobrava espaço para os verdadeiros alunos!

Nessa altura eu era Estudante do ISCTE e já fazia questão de estar presente quando os meus horários o permitiam.

Manuel Antunes foi convidado para ensinar na Faculdade de Letras por Vitorino Nemésio e era grandioso ver - nas suas aulas - logo nas primeiras filas, Nemésio, David Mourão-Ferreira, Virgínia Rau (só para citar alguns dos grandes professores de Letras da altura) e o Padre Manuel Antunes aflito com a honra: " Oh Senhor Professor para que se esteve a incomodar? Venha aqui para a frente para a mesa..."

Comunicador nato e um grande espírito de erudição (leccionava História da Antiguidade Clássica, no Curso de Filosofia da FL) foi também um Homem moderno, aberto aos ventos de mudança e que saudou a Revolução de Abril - em entrevistas na rádio e nos jornais - como perfeitamente benéfica para arejar as empoeiradas salas de aula do Ensino Superior.

Bem fez o Senhor Presidente da República por se ter associado a esta justíssima homenagem!

Nenhum comentário: