quarta-feira, dezembro 14, 2005

Rapto do Serralho... em vez do debate Cavaco - Jerónimo

Estreada com grande sucesso em Viena em 1782, o Rapto do Serralho é considerada por muitos como a primeira ópera alemã. Quando o imperador ouviu esta obra, na noite de estreia, acrescentou ao seu elogio que "ela contém um número muito grande de notas". O compositor teria respondido que se tratava de "tantas notas quanto eram necessárias",

Vejamos a história contada nesta Ópera:
Belmonte desembarcando na costa turca à procura de sua noiva Constanze, raptada juntamente com Blonde, sua criada, e Pedrilho, valete de Belmont.
Presa na residência do paxá Selim ela é cortejada mas não se entrega, mesmo sob a ameaça de tortura. Passando-se por um arquitecto famoso o namorado trama a libertação da amada, com apoio do seu valete, mas são surpreendidos na fuga.
Ao se revelar filho de Lostados, governador de Oran, seu inimigo, o paxá vê possibilidade de vingança, mas acaba perdoando Belmont, pois não quer se igualar ao governador, cuja crueldade despreza.


A história dos Árabes na Península Ibérica mostrou que eram muito mais tolerantes que os que vieram depois...
Esta tolerância não tem nada semelhante às condenações à morte que são exercidas em vários países, nomeadamente nos EUA.


Ontem mesmo Stanley Tookie Williams foi executado.
Mesmo em prisão iniciou um trabalho destinado a combater a violência de gangs juvenis (ele foi um líder dum gang que espalhou a violência em LA). Publicou livros, um site na Internet, nomeado várias vezes para o Nobel da Paz e embora em todo o mundo houvesse pedidos de clemência o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger (tal como nos filmes) não perdoou.

Como são muito diferentes estas duas histórias!

Nenhum comentário: