quinta-feira, setembro 10, 2015

O Combate dos Chefes





Não houve molho a sério, nem sequer ranger de dentes. Alguma raivinha transpareceu. Mas fora isso nada que fizesse estremecer o chão, pelo que o povão terá ficado decepcionado.

Nada que se comparasse ao pontapé do Marco Borges na Sónia  (Big Brother).  E que foi  a peça de abertura do Jornal Nacional, naquele recuado ano de  2000, quando o € era recém nascido, cândido e inocente . Depois foi o que se viu...

Hoje li com calma e seriedade todos os jornais na "minha banca". Até o dono do estaminé se assustou e estava a ficar desconfiado porque eu não lhe  largava a porta:

 - " Deixe-me trabalhar! Pôrra que não sai daqui! Anda à procura de quê? O Luis Filipe Vieira deu a entrevista na semana passada!"

Informado sobre a demanda - queria ler as primeiras páginas dos jornais todos e saber o que diziam sobre o debate de ontem - começou logo aos berros:

 -"Nem um nem o outro! Só falam e não fazem nada! Estragam a vida aos pobres! Dão cabo do sistema de saúde  e da educação! O Jerónimo é que tem razão!"

Aqui convém dizer que o dono do quiosque era antigo empregado da Câmara e se despediu zangado (ou vice-versa)  pelo que estaria um bocado enviesado contra "o Costa".

Ora depois da investigação posso concluir que a grande maioria dos jornalistas acharam que "o Costa" tinha ganho.  Essa era também a minha opinião. mas é sempre bom eu vir para aqui botar palavra com o fundo das costas reconfortado. Chama-se a isto andar (voar?) de trapézio com rede.

Tenho para mim que Passos Coelho estava nervoso, pouco seguro em alguns momentos e ainda por cima foi mal aconselhado ao invocar o nome do "fantasma" por dá cá aquela palha.

E António Costa saiu-se melhor do que o costume. Evidentemente que "embrulha" as palavras quando fala depressa (já isso acontecia na Quadratura do Círculo")  e que Passos Coelho tem melhor imagem televisiva e melhor dicção do que ele. Mas ontem quase não se deu por isso.

A quem questionar o que é que "boa figura e dicção" têm a ver com eleições, posso remetê-los para as investigações credíveis norte-americanas sobre este tema, onde por exemplo se pode ler que se existisse já TV na altura da 1ª eleição do Presidente Franklin Delano Roosevelt (1932), a poliomielite que o afectava nunca teria permitido a sua  vitória.

É triste, infelizmente , mas é verdade. Aliás, alguns dizem que  Passos Coelho terá ganho a Rangel a presidência do PSD  também por causa da sua imagem jovem e escorreita, perante um Paulo Rangel que na altura teria uns quilinhos a mais. Mas sobre isso não juro nem aposto .

E agora Manel Germano?

Agora sacudam  os cestos e toca a partir para a próxima vinha, porque a vindima só acaba nas vésperas do 4 de Outubro. Quem julgar que "aquilo, o debate mais importante, o momento de televisão mais esperado do ano" resolveu alguma coisa , para a direita ou para a esquerda, é melhor desenganar-se.

Embora - e nos tempos que correm não deixa de ter importância - terá "o Costa" dormido ontem melhor do que  "o Passos". E se calhar já merecia, depois de tanta trapalhada que o assolou. Desde almas penadas vindas de Évora até cartazes...

Nota final: O Dr. Mário Soares já por três vezes visitou José Sócrates, depois da saída deste da prisão. Há quem diga que atendendo à condição de nonagenário de um e de "alma penada" do outro, o bom Dr. Soares se esteja a tentar documentar sobre a "outra vida"... Como será aquilo depois da coisa... da passagem.




Nenhum comentário: