terça-feira, setembro 08, 2015

Andam Faunos pelos Bosques



Aquilino Ribeiro escreveu este livro em 1926. Ainda hoje considero-o uma das obras primas da nossa literatura, embora na altura tivesse causado polémicas em alto grau.  Sobretudo eclesiásticas.

O tema era "cabeçudo"... Imaginem uma espécie de revolução sexual avant la lettre, passada nas serranias das nossas  Beiras e por Viseu.   

Um confronto entre um Portugal interior e arcaico e uma "abertura" ( quase uma Perestroika!) de âmbito sexual por causa da presença nas serranias de uma criatura que,  primeiro, é acusada de  atacar as donzelas mas que, numa fase posterior da narrativa, se limita a receber apenas aquelas que voluntariamente se lhe entregam.

Tal criatura (nunca identificada no livro) para uns é  fauno, para outros um demónio, para outros ainda um  anjo - o "inefável" - , e para os mais mundanos e cínicos, com experiências de "parises"à moda do Eça,   não será mais do que  homem (ou homens) astuto a aproveitar-se da fé granítica das senhoras locais.

No meio destes desvarios circulam os Padres de Aquilino. Os padres portugueses antigos, com mão e barriga de cozinheiro, olhar arguto e pouca latinidade. Não alheios ao pecado da carne, fosse nas travessas  de lampreia ou entre lençóis.

No congresso que fizeram para discutir o assunto debateram-se duas teorias. A de que o "bicho-mau" seria um demónio e a de que seria um abencerragem do "homo silvanus", um fauno! E foi esta que prevaleceu:

"...Dâmaso obteve apenas uma reunião de párocos em Viseu, sob a presidência do antístite. Mas a tese que defendia para explicar os desacatos – uma legião de demónios à solta, sob o comando de Asmodeu, príncipe da luxúria - foi combatida pelo abade da Rua, que identificou os assaltantes nos velosos caprípedes de outras eras, os Faunos ou Silvanos do cortejo de Pã. Ao cabo de acintoso debate, o abade Moura Seco fez prevalecer a sua opinião: um demónio teria entrado em cena, de princípio; mas, depois, tomaram conta do tablado «os Faunos sensuais, arteiros e tunantes», «os demiurgos amáveis e burladores que há no amor humano». «A harpa eólia de Eros vibra em todos os tons por esses mundos além, tanto entre rústicos como civilizados.» «Restituir ao homem as suas faculdades naturais, substituindo os demónios obscenos, inclementes, pelos Faunos risonhos, filhos de Pã e das deusas, é empresa titânica, mas idealismo de lei.»

À conta desta trama tiveram as donzelas e donas serranas algum espaço para folgar, fugindo assim à tirania de pais, irmãos mais velhos e maridos não desejados.

Mestre Aquilino antecipou Woodstock (1969) por 43 anos. A revolução sexual verdadeira teve a ver com a  pílula anticoncepcional  - criada em 1960 mas divulgada mundialmente mais ou menos por altura de Woodstock.

Todavia,  mesmo 40 anos depois da revolução de Abril e 56 anos depois de Woodstock , uma ditadura de terror parece ainda pesar sobre o sexo feminino, tendo em conta as histórias sobre a violência doméstica que, infelizmente,  testemunhamos todos os dias .  Em Portugal e no Mundo.

Antes os faunos, que beliscavam mas não magoavam. E faziam música...

Nenhum comentário: