quarta-feira, setembro 03, 2014

Tapeçarias de Portalegre e Dia Mundial de Correios 2014

A Manufactura de Tapeçarias de Portalegre é uma lenda viva do saber fazer nacional na arte da tecelagem.

Em quase 70 anos de existência foram executadas cerca de 3.400 tapeçarias, baseadas em mais de 2.500 cartões originais e perfazendo um total de aproximadamente 12.700 m2.  As tapeçarias de Portalegre espalharam-se pelo mundo podendo hoje ser encontradas em todos os continentes. 
São mais de 200 os pintores, portugueses e estrangeiros, que trabalharam com a Manufactura de Portalegre.

Os mais importantes técnicos franceses de tecelagem quando vieram a Portugal, no final dos anos 50, admiraram a técnica e a perfeição conseguidas com o ponto de Portalegre. Mais tarde, foi o próprio Jean Lurçat que considerou as tecedeiras de Portalegre “as melhores tecedeiras do mundo” vindo a fazer tecer em Portalegre, até à sua morte, um grande número das suas tapeçarias.

A ligação dos CTT a esta tradicional Manufactura é interessante.

Por um lado são os CTT proprietários de 11 Tapeçarias de Portalegre, destacando-se duas de Vieira da Silva. seis de Carlos Botelho e uma de Luis Filipe de Abreu que tem a particularidade de ser uma das três únicas tapeçarias feitas em Portalegre com desenho curvo.
 
Por outro lado, vamos emitir no próximo dia 9 de Outubro - Dia Mundial de Correios - uma série de selos baseada nas Tapeçarias de Portalegre, dando cumprimento  à nossa obrigação de constituirmos uma das  “memórias históricas do País”,  evocando personagens, histórias e patrimónios do maior relevo, que fazem parte do que há de mais profundo e genuíno na unidade e na cultura portuguesas.
 
Nesse próximo 9 de Outubro , na sede da Fundação Portuguesa das Comunicações, vamos inaugurar uma Exposição das Tapeçarias de Portalegre (que inclui as que são propriedade dos CTT e mais algumas que figuram nos selos). E dessa exposição será feito um Catálogo (com os selos dentro).
 
Nota: Tapeçaria de Portalegre sobre quadro de Vieira da Silva " Bibliothéque" 1980

Nenhum comentário: