Nas minhas andanças culinárias tento conciliar as dietas alimentares de duas anciãs que já passaram dos 84 , de um galifão de 32 anos esfomeado e de uma pessoa de bom gosto e média idade (não confundir com a idade das trevas!) que tem de ser maestro desta orquestra de câmara..
Nem sempre é fácil. O "senhorio" o que quer é assados de forno, sobretudo carne. As velh** (digo idosas) o que querem é peixe... e o queima cebolas o que quer é que não lhe cansem a beleza mais do que o normal, preferindo por isso fazer arrozes, que sujam menos louça e (suprema virtude) evitam o ter de descascar batatas ...
Já houve Domingos em que tive de apresentar na mesa duas travessas (melhor dito, uma travessa e um tacho). Na travessa vinha um bife alto de atum grelhado com batatas cozidas com a casca, no tacho estufei garoupa e camarões com cenouras, alho francês e batatas.
Normalmente tento sempre a diplomacia de forma a que se alcance um compromisso: Carne ao Sábado, Peixe ao Domingo (porque tenho mais tempo).
Mas quando a "equipa sénior" decide ir às compras no Sábado, utilizando o motorista de serviço, e apesar disso quer comer às 12,30H?
Aí temos o caldo entornado... E muitas vezes comeram frangos assados do galego que se lixaram, porque eu posso ser muitas coisas, mas não sou (ainda) o super-homem.
A velh** (digo, a "idosa") mãe é mais esquisita de boca. Toda a vida teve quem lhe fizesse a comidinha e está mal habituada. No fim de semana passado recusou-se liminarmente a alinhar num arroz de carnes e couves à moda da Tia Alice (de Fátima), pelo que foi servida de dois ovos estrelados com salsichas...
E por que é que se recusou a alinhar no arroz? Porque "nunca tinha comido tal coisa, e não come nada que não conheça...". Enfim...
O problema é que estas exéquias obrigam-me a planear os almoços dos fins de semana, coisa que abomino! Fim de Semana é para fazer na cozinha o que me apetece quando acordo. E sorte tem a equipa abancadora na minha mesa da sala de jantar porque gosto de mexer nos tachos... Se não comiam era ***** ( não posso escrever).
Hoje é Quinta Feira. Logo à noite já me começam a chatear , "O que é que se come no Sábado? E no Domingo?".
Um prato de sandwiches de buracos de queijo sem pão! Mas isto é só da boca para fora...
No fim de contas EU também tenho de comer. E bem, porque estou em fase de crescimento (intelectual).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário