quinta-feira, julho 31, 2014

Uma tarde alentejana

Num destes dias demos por nós a caminho de Avis, no Alto Alentejo profundo, perto da Barragem do Maranhão e seu parque aquático.

Uma amiga tinha convidado para uma festa campestre. 

Dentro dos limites do pequeno Monte assava-se já desde as 8h um porco inteiro, com mais de 100kg,  nas brasas. Na enorme mesa de apoio viravam-se jaquinzinhos de escabeche, saladas de tomate da horta ali ao lado, de pepino, de alface  e de cebola, aromatizadas com o azeite local e com os imprescindíveis orégãos.

Um "Pata Negra" inteiro estava a corte. Chouriços de Portalegre assavam-se também eles na brasa. E queijos contei pelo menos 4: de Serpa, da Serra, de Azeitão e de Niza.

Pão era obviamente alentejano, ali perto de Avis.

Os líquidos eram de várias proveniências (até havia barril de cerveja com máquina de extracção) , mas dominava o campo de batalha uma garrafa de dezoito (18!) litros de tinto marca Dory , da nova aventura que a empresa de bacalhaus Riberalves dedicou ao vinho na zona de Torres Vedras.

E, já agora em confidência,  por lá se come do melhor bacalhau que vos pode passar pelo estreito!! Juntamente com uns vinhos muito aceitáveis, ou não fosse Anselmo Mendes o enólogo consultor!

Vejam aqui sff:

http://www.revistadevinhos.pt/artigos/show.aspx?seccao=enoturismo&artigo=11206&title=adega-mae-sala-de-provas-do-oeste&idioma=pt

O blogger levou 12 garrafitas de espumante Moscatel Galego da Casa de Sarmento, dentro de arcas cheias de gelo. E foram estas as primeiras a marchar, dado que a canícula no meio do campo alentejano estava de se pôr o chapéu mesmo à sombra (e não de o tirar de cima dos c***).

Sem desprimor para o grandessíssimo porco ali assado ao gosto dos convivas, para mim quem levou a taça para casa foram os carapauzinhos de escabeche (obviamente que com a marca do Sr. Costa do Beira Mar). E admiráveis para ajudar a enfrentar aqueles "calores".

Tigeladas de Alferrarede e Pães de Ló do Almodôvar (com amêndoa) fizeram a sobremesa.

E, lá mais para a tarde, dizem-me que  houve fados e guitarradas! Mas a esta função já o Blogger não compareceu, sempre preocupado com as suas obrigações...

Um grande abraço, de muita amizade, à Dª Lurdes e ao pessoal do Beira, que fizeram o favor de nos convidar para o seu convívio anual!

Nenhum comentário: