terça-feira, julho 29, 2014

As Alheiras nos Prazeres da Terra

Sendo boas, mesmo muito boas, as Alheiras de história secular fazem as delícias do solteiro (a) aflito com a falta de tempo para se dedicar às coisas da cozinha. Criadas para enganar inquisidores, tendo como matriz de origem as aves de capoeira, o coelho ou a caça, são hoje também elas vassalas de sua majestade D. Reco I , o  porco na denominação bísara para terem a qualidade certificada.

Muito melhor do que eu já Fátima Moura no seu livro "Sabores do Ar  e do Fogo" passou a certidão de nascimento narrativa completa desta iguaria bem portuguesa.

Mas adiante que não estamos em Amarante (embora seja lá por perto).

Com a batata cozida na casca, os grelos de nabo salteados e uns ovos estrelados, as alheiras  são até um daqueles pratos rústicos que nos põem a bem com o mundo e com a sociedade em geral.

O problema é encontrar alheiras de boa qualidade fora do feudo bragançano onde foram criadas e prosperam.

A procura é cada vez maior, e para satisfazer centenas de milhares de consumidores não há porco bísaro que seja suficiente, nem temperos caseiros que cheguem para todos.

Na falta de excursões mensais a Trás-os-Montes existe já uma alternativa em Lisboa, junto ao Largo da Rainha Dª Estefânia, princesa alemã casada com D. Pedro V, que morreu muito jovem, mas que nos deixou, entre outras obras de caridade, um grande avanço da sua fortuna pessoal para a construção do Hospital  infantil que leva o seu nome.

Nesse largo, junto a uma ourivesaria e à velhinha confeitaria Vitória, abriu há uns anos (poucos) a loja Prazeres da Terra. Leiam aqui sff:

http://www.prazeresdaterra.pt/

Sou cliente desde que abriu, e avio-me das alheiras (tradicionais ou de caça, fechadas a vácuo) das batatas , das hortaliças, das castanhas, dos vinhos e dos pasteis de Chaves e doces tradicionais.

Experimentem e depois digam qualquer coisinha. Até pão certificado por lá aparece, juntamente com os azeites extraordinários da região transmontana e com chocolates pretos de autora.

Um conselho para melhorarem o prato tradicional das alheiras: Partam as batatas grosseiramente depois de peladas (já se sabe que têm de ser cozidas com a pele) e deitem-lhes por cima 3 ou 4 ovos estrelados mal passados. Sirvam imediatamente com as alheiras a estalar e os grelos salteados em alho e azeite.

Bom apetite e afinfem-lhe com um tinto Vale de Pradinhos de 2011 !

Nenhum comentário: