terça-feira, abril 09, 2013

Aviem-se enquanto há!

Estou um perito (Expert fica melhor no currículum) em Centros de Saúde e Hospitais. Pensava eu, está claro!

Mesmo hoje - dia em que mais uma vez tive que acompanhar a Santa a uma série de consultas e exames - tentei dar prova disso.
A minha ideia era simples:

a)Primeiro convencia a Santa a entoar uns queixumes, a coxear e a agarrar-se às paredes.

b)Depois, chegava ao Centro, dirigia-me  à sala de espera, agarrava na Mãe velhota pelo braço e ia dizendo em voz mais ou menos alta:
-" Coitadinha, está a doer-lhe muito? Deixe estar que já não demora! Somos o nº 38 e já vai no 17!"

c)Normalmente deveria haver sempre uma senhora do guichet que nos chamava e dizia que "temos precedências, se for urgente".

Isso era o que eu pensava...

Na prática, mesmo que lá cheguem com alguém pela mão  já cadáver, dos que estão mesmo mortos,  há que esperar o tempo que for necessário e suficiente. Tempo que dê até para os corpos começarem a cheirar caso não estejam embalsamados...

Para não falar que, por muito que eu dissesse à Mãe para se fingir doente, o que ganhei com a tentativa foram três ou quatro palavrões e dois sopapos.

-"Fingir-me doente??!! Eu que ainda agora parti a espinha toda!!?? (enfim, 4 vértebras) - Estás maluco ou quê? Então eu tenho que fingir? Larga-me que não preciso de mão dada! Sou alguma inválida ou quê? Sou doente mas não sou inválida!"

Em conclusão: Chegámos , esperámos, esperámos, e esperámos...

Quando foi atendida o que ouviu foi demolidor:
-" Então o que é que a Senhora quer? Operações nesta idade?Nem pensar!  Olhe que tem o coração dos 83 anos... E já não é mau, tomaram muitos chegar aí... Vá com Deus e evite fazer esforços e irritar-se muito..."

Nota explicativa: o coitado do médico não conhece a "fera!" ... Não fazer esforços e não se irritar? Ai que me dói o estômago de tanto rir...

Está claro que até chegarmos ao Estoril fui eu que tive que ouvir o que queria e o que não queria...  E a resposta não tardou a chegar:

-"Este médico é um incompetente! Eu vi logo pela falta de classe do consultório! A rececionista parecia que tinha a minha idade! E o médico nem me auscultou! (atenção que era cardiologista a quem se pediu  opiniãosobre  uns exames) . Não, eu não fico com esta opinião. Se fazes favor marcas mas é outro Médico ! E rápido porque ouvi dizer na Padeira que o Passos ia fechar os Hospitais e despedir o pessoal todo por causa da Troika!"

Em conclusão: Aviem-se caso precisem e enquanto ainda há...Porque nisso a Santa é capaz de ter alguma razão...

E como estava escrito na parede da taberna do "Mal Cozinhado": oje á petinga, amanhã não sabemos...

Nenhum comentário: