quinta-feira, abril 18, 2013

40 Anos de Telemóveis...Quem acredita?

Segundo parece, em 2013 cumprem-se 40 anos desde que um cientista da Motorola inventou e utilizou o primeiro telefone móvel.
Dr. Martin Cooper of Motorola, made the first US analogue mobile phone call

A 1ª chamada foi feita em Nova Iorque, exatamente em 1973, pelo Dr. Martin Cooper. O "bicho" pesava mais ou menos 1 kg e tinha autonomia para uns 20 minutos.

Muito mais tarde apareceu em Portugal e nos CTT (então unidos com os primos PT, constituindo a 3ª empresa do país em volume de vendas e o 1º empregador nacional). E os aparelhos deram-se aos Diretores como forma de rentabilizar a companhia que os comercializava, uma "afilhada" do grupo CTT praticamente desconhecida - a TMN.

Para o cliente em geral custavam cerca de 700 contos! E cabiam nas malas dos automóveis, onde funcionavam ligados às baterias. Quando se tiravam das bagageiras pareciam daqueles radio-telefones da 2ª Guerra Mundial, com antena espetada e tudo!

Ainda tive um desses, ligado ao pacato Renault 11 que me estava atribuído  lá para 1992, o que levava muita gente, nas garagens onde assistia o carrito, a dizer que "valia mais o telefone do que o carro!"

E, já agora, deixem-me contar-lhes que foi com um aparelhómetro desses que conseguimos comprar a Mestre Cutileiro uma escultura para levarmos para Berna, para oferta institucional dos CTT à União Postal Universal! O grande escultor não precisaria assim tanto de dinheiro, e fazia-lhe muito mais falta um meio de comunicação no seu atelier, perto de Évora!! Isto porque  a rede de telefones fixos ainda não chegava ali!!!

Quem se lembra deste país onde eram necessárias cunhas para "arranjar" um telefone de baquelite, lá para as aldeias?

Mas adiante com a história: a Nokia dominou este mercado quase até ao final do século passado e à reivenção do TM como "smartphone".

Em 2002 a Black Berry entrou no mercado, ganhando tudo, ou quase tudo o que era comunicação digital empresarial.

E, como todos já sabem, em 9 Janeiro de 2007 a Apple apresentou o seu primeiro IPhone...

O resto são cantigas que todos recordamos...

O que seria hoje em dia a vida de nós todos sem TM?

Diferente, sem dúvida nenhuma. Mas já não garanto que fosse sempre "pior"...

Isto de um gajo estar sempre contactável e disponível, 24h\24h, seja feriado ou dia santo, tem também os seus pontos fracos...

Agora imaginem que os empregadores desatam todos a incluir nos TM de serviço "aquela" aplicaçãozinha que permite saber onde estamos, a qualquer hora do dia e da noite...

Interessante não é?

Vão por mim: há vantagens em viver algum tempo fora da tirania celular! Experimentem  "esquecerem-se do papagaio" num fim de semana e ficam logo a saber o que quero dizer.

Nenhum comentário: