quarta-feira, outubro 03, 2012

A Exposição Nacional e Multilateral de Ílhavo - Organização dos Galitos

Ontem não passei por aqui, foi diretamente para a inauguração da exposição referida no título, a maior deste ano em Portugal.

Debaixo da égide da autarquia - Engº Ribau Esteves, a quem tiro o chapéu pelo belo trabalho que vem realizando - e enquadrados pela arquitetura excelente do Museu Marítimo de Ílhavo , lá fizémos a abertura do certame.

Pouca gente? Sinal dos tempos, talvez estivessem umas 50 pessoas... mas o Clube organizador, os "clássicos" Galitos de Aveiro , não tem culpa da forma como a conjuntura estendeu assim tapetes tão escorregadios a quem , neste país e hoje em dia, ainda se mete a estes trabalhos.

Essa talvez a maior causa de admiração: haver ainda quem dispôe de tempo e de cabedais próprios para andar metido em tarefas de pura cidadania e associativismo, tanto aqui - na filatelia organizada - como em tantas outras vertentes da nossa vida pública.

À conversa com os representantes das Filatelias Croata e Grega quase que tive ocasião para sorrir para dentro, já que, como dizia o brasileiro, "pimenta no cú dos outros é refresco"... A situação de vendas filatélicas em ambos os países está desastrosa. Enquanto que em Portugal vamos com desvios negativos de 20% em relação aos anos passados, lá naqueles países podem multiplicar esse "prejuízo" por duas vezes... Ou mais.

Passem pelo Museu e aproveitem para ver boas coleções, peças raras e dar ainda uma espreitadela pelos quadros oriundos da Grécia e Croácia.

Nenhum comentário: