quinta-feira, agosto 04, 2011

Palmas ao Governo: Preço das Vacinas para baixo!

Não leitores, não ensandeci. Quando fazem alguma coisa bem feita (na minha opinião) devem os governantes ser louvados tal e qual como não me coíbo de os zurzir forte e feio quando acho que  prevaricam.

Neste caso estava uma medida estranha ( para não dizer estúpida) do governo Sócrates . Tinham, em Janeiro deste ano, feito subir desmesuradamente os preços das vacinas (aquelas associadas à chamada "consulta do viajante") nalguns casos mais de 200%,  tendo como justificação aproximar o custo real das vacinas ao preço que o Utente teria de pagar.

Parece (mas não juro!) que o "racional"  que esteve na base de tal medida seria mais ou menos este:

-" Quem viaja para estes locais tropicais, ilhas paradisíacas, Brasis , India do Taj-Mahal,  Safaris no Quénia, e etc e tal,  devem ser os ricos, a malta da massa. Eles que paguem!"

Parece que alguém se esqueceu das missões de assistência médica ou social, dos missionários propriamente ditos( católicos ou protestantes), dos desgraçados que, por obrigação ou a procurarem melhores  condições de vida,  têm de ir agora à aventura num percurso inverso de Norte para Sul, tal como os "outros" o tinham feito há poucos anos de Sul para Norte...

O resultado foi "interessante": Desde a adopção desta medida quase ninguém se voltou a vacinar contra a malária, febre amarela, meningite dos trópicos, e as outras doenças associadas aos climas meridionais extremos.

Mas a "malta" continuou a partir para esses destinos... Os ricos obviamente vacinados e os "outros" sem protecção...

Também com vacinas unitárias a custarem 100 euros quem o poderia fazer?  Com uma "receita" geral a aliviar o Zé de uns 700 euritos (ou mais...) ...Olha, Olha... Só os  ricos! Os tais a quem a medida se dirigia em primeiro lugar!

A procura dos  Safaris para o Quénia até pode ter aumentado...Não sei, nem me interessa.  Deus queira que aqui na Pátria Tasca, à conta de semelhante monumento da estupidez controladora dos gastos primários com a saúde, não tenham também aumentado os casos de doenças tropicais...

Parabéns Sr Governo e Sr Ministro da Saúde!

Nenhum comentário: