quarta-feira, agosto 24, 2011

A alcatifa e o cimento

Antigamente a dicotomia da luta de classes passava para a empresa (qualquer que ela fosse) sob a forma do "cimento" e da "alcatifa" ou, no linguarejar anglo-saxónico,  da oposição entre "blue collars e white collars". Era a malta da fábrica e a dos escritórios, a "luta" entre o trabalho manual e o trabalho intelectual. Entre quem entrava pelo Portão e quem entrava pela Porta.

Mais tarde a revolução dos "à rasca", em todo o mundo, introduziu o vocábulo de calão "suits" ("fatos") para se referir ao "inimigo executivo", ao gestor das empresas e dos bancos que utilizava o tradicional fato de 3 peças cinza ou preto de risca de giz, ou mais modernamente, o azul escuro de duas peças, sempre com camisa branca. Os "Suits" eram   (e se calhar são) os donos do mundo ocidental. Porquê apenas ocidental? Talvez porque não estou a ver algum príncipe saudita do petróleo a trajar oficialmente fato azul escuro, embora se calhar o tenha nos muitos km de roupeiros lá dos seus palácios...

As Empresas de tecnologias de ponta baralharam todas estas contas dos velhos ortodoxos marxistas-leninistas ou trotskistas... Em Palo Verde ou  Silicon Valley (onde Infinite Loop 1 é a morada da sede da Apple, por exemplo) os engenheiros de software vestem jeans debutados, usam piercings e tatuagens, andam de bicileta ou de Toyota Prius... e ninguém pode discutir que influenciam tanto ou mais a nossa vida do que o financeiro de Wall Street.

Já as culturas das Universidades mais "novas" - por exemplo a CalTech da California, local do laboratório da NASA, Universidade que já "originou" 31 Prémios Nobel e 65 Medalhas Nacionais (USA) de Ciência e Tecnologia, O grande probabilista Smirnov (que recebeu em 2010 a medalha Fields  - o Nobel da matemática) também foi professor da CalTech - tinham dado a "machadada" nestas coisas do código de vestuário adequado a "quem manda".  Professores com Nobel muito provavelmente andam pelo campus em T-Shirts e "chinos", e sandálias nos pés, que o clima aconselha.

Não é de agora , esta moda dos circulos universitários pouco ou nada ligarem ao vestuário. O grande Eisntein passeava-se em Princeton com as calças amarradas à cintura por uma ... gravata... Estávamos em 1950 e ninguém se atrevia a olhar duas vezes para o Génio.

O "ShowBiz Look", (preto em cima de preto, sem gravata) , em Portugal muito usado pelo Comendador Joe Berardo, já faz parte dos usos de uma certa élite intelectual mas também financeira.

Tudo isto para dizer que no dia de hoje, o "hábito já não faz o monge"... Cuidado com as aparências.

A "gauche caviar" é muito capaz de usar um blaser BOSS por cima de uma T-Shirt vermelha-revolução de Outubro... E ir assim para o comício contra os "mandamentos" da Troika...

E não me admirava mesmo nada que o actual Secretário de Estado Adjunto do 1º Ministro, (o muito significativamente chamado Dr. Carlos Moedas) andasse pelo Campo das Cebolas em Jeans e camisa desbotada...

Isto hoje está tudo muito "baralhado". Já não é possível identificar o lobo nem o cordeiro pelo pêlo...

"Devia tê-la julgado pelos Actos, e não pelas Palavras", dizia o Príncipezinho de Saint Exupéry sobre a flor...

Pois é.

Nenhum comentário: