quarta-feira, agosto 10, 2011

Onde estão as passas dos queques?

Lembram-se dos queques com passas?  Pois desapareceram... Volatizaram-se à conta de misteriosas decisões tomadas por tenebrosos "Bosses" da pastelaria, uma espécie de D. Corleones do pastel de nata...

Os consumidores queixaram-se? Penso que sim, desejo que sim, mas não tenho a certeza. Nesta guerra do cêntimo, se postos perante a hipótese de pagar mais 10 cêntimos pela passazinha do queque, muita gente diria que não estava para isso.

Mas outros estariam disposto a tal! Quando acaba a escolha possível para nos submetermos à decisão dos "outros" trata-se de uma ameaça à Democracia!

"Passas dos queques? O gajo tá mas é passado dos c***"

Parece que estou a ouvir os meus leitores. Mas tenham a paciência de me ler mais uns minutos para se perceber bem onde quero chegar...

A ideia é simples e tem a ver com as opções do Sr Governo do "mete a mão ao bolso": se tiver que escolher entre irem-me ao bolso directamente , aos meus rendimentos mensais do trabalho (como fizeram já 2 vezes, com os 10% do corte de salários e com a metade - upa, upa - do subsídio de Natal) E aumentarem os impostos sobre o consumo, isto é, irem-me ao bolso de forma indirecta, no preço daquilo que compro, eu escolheria sempre esta última opção!

Porquê?

Porque me dariam a possibilidade de escolha! Hoje carapau fresco, amanhã sardinha de lata, um fim de semana por outro um pargozito... Ao pequeno almoço,  um pãozinho com queijo, ou um queque com passas, ou um sem passas!

Bem sei que esta posição vai aborrecer muita gente. No fim de contas o IVA é um imposto cego, que a todos afecta por igual, enquanto que  o corte dos salários será "cirurgíco" e "socialmente atento" às divergências entre ricos e pobres...

Mas como sabem essa argumentação é MENTIROSA!
a) Em primeiro lugar porque os cortes dos salários afectam apenas isso mesmo: os salários! E não os outros rendimentos dos "verdadeiramente Ricos"
b) E em segundo lugar porque é sempre possível proteger os mais desfavorecidos em regime de IVA. Por isso é que existem as taxas minoradas.

O que receio ( eu e Vocês) é que o buraco da economia global seja já tão grande que nada mais reste a este Governo do que fazer as duas coisas ao mesmo tempo! Cortes nos salários e aumentos no IVA!

Lá nos rendimentos dos "pobres" Banqueiros e Investidores é que não se mexe! Isso é Sagrado!

Mas porquê?

Se até grandes economistas deste Ocidente defendem que devem ser esses mesmos banqueiros a pagar a crise que eles próprios causaram, sendo imperativo limitar as margens de lucros dos bancos artificialmente!

Mistérios de S. Bento...

Nenhum comentário: